Compartilhe esta página

Internet

Adriano Genehr


Profissão:
Internet
E-mail:
contato@portalitapema.com
Site:
www.portalitapema.com

Coluna Versões antigas do Internet Explorer desperdiçam tempo e dinheiro de todo mundo

Versões antigas do Internet Explorer desperdiçam tempo e dinheiro de todo mundo

A reportagem multimídia do New York Times, “Snow Fall: a avalanche do Tunnel Creek“, é incrível. O design elegante e extras de bom gosto só contribuem para a narrativa emocionante. É tudo o que nos prometeram para o futuro do jornalismo. Mas se você está admirando o trabalho no Internet Explorer 8, você está fazendo isso errado.

Apesar de ter sido lançado há três anos, e ser defasado em duas versões, o IE8 ainda é um navegador muito popular. Você não pode instalar versões mais recentes do IE no Windows XP (que ainda é bastante usado), e nem todo PC permite que você instale outros navegadores melhores – como Firefox ou Chrome.

Isso é um grande problema, e a história por trás de “Snow Fall” mostra o porquê. Em entrevista ao site Source, a produtora e designer multimídia Jacky Myint revela que uma pessoa no projeto ficou dedicada integralmente a adaptar todo o site para o IE8:

Desde o início, nós tomamos a decisão de não oferecer exatamente a mesma experiência em todos os navegadores/dispositivos. Isso permitiu que eu me concentrasse na experiência principal para os navegadores mais modernos, enquanto meus colegas se debruçaram sobre diferentes experiências em outros dispositivos, ou em navegadores mais antigos. Josh Williams trabalhou na experiência do iPad/iPhone/toque em geral, enquanto Jon Huang trabalhou no IE8. Cada um de nós tinha que descobrir a melhor experiência para os respectivos navegadores/dispositivos nos quais focamos, e trabalhar dentro de suas limitações.

Uma pessoa inteira dedicada a fazer um produto inferior para rodar em um navegador ultrapassado! A Microsoft se esforça para matar versões bem antigas – como o famigerado IE6 – só que ainda sobram outras versões velhas para matar. E de novo, não será fácil. Mas se você puder atualizar seu navegador, e não estiver disposto a tanto, você realmente merece o melhor da internet?

Levando em consideração os números de acesso do último mês de Janeiro/2013 no Portal Itapema, o número de acessos provenientes de navegadores IE8 ou inferiores chega a 12% do total de acessos (uma quantidade razoável para um navegador com mais de 3 anos de idade).

Para você que faz parte destes 12% que usam o IE8 ou inferior, fica uma dica, faça um teste e utilize por um dia algum navegador mais avançado como o Firefox, o Google Chrome ou até mesmo o IE10 (para quem tem o Windows 8) e confirme você mesmo que existem navegadores, mais leves, rápidos e seguros que o IE8 e inferiores.

Postado em: 14/02/2013

Portal Itapema - Todos os direitos reservados © 2017 - Itapema - Santa Catarina - Brasil
O Portal Itapema não se responsabiliza pelos conceitos publicados nos artigos assinados, bem como pelas informações desencontradas ou desatualizadas que possam vir a lhe trazer qualquer transtorno ou ônus.
 
Página gerada em 0.025156 segundos