Grupo Menestrel Faze-Dô apresenta Teatro de Mamulengos hoje e amanhã em Itapema

A Prefeitura de Itapema firmou parceria com o projeto Teatro Circula-Dô e traz para o município o espetáculo do Teatro Mamulengos, com a peça Praga de Mãe, na quinta-feira (19) e sexta-feira (20). A iniciativa é desenvolvida por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, com apresentações a partir das 20h na área do projeto Vida da Praia, da Associação das Pessoas com Deficiência de Itapema (ADI), entre as ruas 217 e 219 do bairro Meia Praia.
A companhia de teatro vem de uma turnê pelas cidades de Imbituba, Garopaba, Bombinhas e, no próximo final de semana estará em São Francisco do Sul. Em 24 de janeiro o grupo retorna para Itapema, na Vila dos Corais na Orla Central, e em 25 de janeiro no Canto da Praia, como parte da programação das festividades da Nossa Senhora dos Navegantes, em parceria com a Igreja Católica e Associação do Canto da Praia.

O projeto Menestrel Teatro Circula-Dô é uma realização da Associação Menestrel Faze-Dô de Arte e Cultura, Ponto de Cultura Teatro Circula-Dô e do Grupo de Teatro Menestrel Faze-Dô. A parceria envolve ainda o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e o Governo do Estado. Já o projeto Teatro Circula-Dô existe desde 2005 e já percorreu 150 cidades catarinenses, com apresentações de teatro de rua e teatro de formas animadas, além de promover oficinal de teatro, oficinas sobre cultura popular, projeção de cinema e atividades de registro sobre cultura popular.

Praga de Mãe

O espetáculo Praga de Mãe é inspirado na tradição secular dos teatros populares de bonecos, existentes no nordeste brasileiro (Mamulengo e João Redondo), e em países da Europa como a Inglaterra (Punch e Judy), Espanha (Don Cristobal), Itália (Puchnella), França (Guignol) e Turquia (Karagóz). As apresentações são abertas ao público de todas as idades e gratuitas.

Na história, Capitão João Redondo morre de ciúmes de sua mãe Quitéria. Em defesa da honra da família é capaz até de fazer aquilo que nenhum filho, deveria se atrever a pensar em fazer. Mas, ele fez. E agora vai ter de enfrentar sozinho a Praga de Mãe.

Mais informações com o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Ailton Eccel Maçaneiro, pelo telefone (47) 3267-1583 ou pelo e-mail macaneiro@itapema.sc.gov.br.

Mais informações com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ivanor de Souza, pelo telefone (47) 3268-2486 ou pelo e-mail turismo@itapema.sc.gov.br.