Centro de Controle de Zoonoses de Itapema lança programa para castração de animais

A Prefeitura de Itapema, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde, inicia o programa permanente de castração de animais a partir de segunda-feira (23). A ação é uma parceria do Governo Municipal com veterinários voluntários e Organizações Não Governamentais (ONGs) da região.

De acordo com a responsável pelo Departamento de Vigilância em Saúde, Simone Pedrollo, todos os animais doados até o momento começarão a ser castrados. O CCZ vai entrar em contato com os donos, através do cadastro de cada animal, para agendar o procedimento, explica.

O CCZ terá uma agenda de castração, organizada pelos médicos veterinários, para garantir mais agilidade nos processos de castração e aumentar o controle populacional de animais. O programa ainda está em fase de estruturação e todos os procedimentos serão agendados de acordo com a disponibilidade dos veterinários voluntários.

A implementação do programa de Castração atende também a Lei Municipal 2789/2009, que dispõe sobre o controle e proteção de populações animais no município.

Canil Municipal

Em funcionamento desde 2008, o Canil Municipal passou por reforma e teve sua estrutura ampliada em 2010. O Ministério Público do Estado, por intermédio da promotora de justiça Carla Pinheiro Miranda, determinou que uma empresa do setor privado pagasse a quantia de R$ 90 mil para a renovação do canil, através de um termo de ajustamento de conduta (TAC). Para completar o valor total gasto nas obras e na compra de equipamentos, a Prefeitura de Itapema investiu mais de R$ 6 mil de recursos próprios do município.

O Canil Municipal conta atualmente com 22 espaços individuais, incluindo baias especiais para cães perigosos, com doenças infectocontagiosas e para maternidade, além de três baias coletivas. O espaço abriga cerca de 80 animais, que recebem vacinas, higienização e atendimento veterinário. Já o Centro de Controle de Zoonoses, além de prestar assistência aos animais abrigados, realiza regularmente feiras de doação, castração, atendimento clínico veterinário e ações educativas sobre bem-estar animal nas escolas de Itapema.

Mais informações com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Gerardo Porchia, pelo telefone: (47) 3267-1533 ou e-mail zoonoses@itapema.sc.gov.br.