Centro de Controle de Zoonoses inicia mutirão para castrações de animais em Itapema

A Prefeitura de Itapema, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde, realiza o 1 Mutirão de Castração no sábado (4) e na próxima segunda-feira (6), em parceria com médicos veterinários do município. O objetivo da ação é ampliar o número de castrações de cães e gatos doados nas feiras de doações.
De acordo com o responsável pelo CCZ, Gerardo Porchia, serão castrados cerca de 20 animais nos dois primeiros dias. Alguns donos de animais doados pelo canil municipal já receberam orientação e foram chamados para a primeira fase das castrações, explica. Porchia enfatiza que, como o programa de castração foi implementado recentemente, o primeiro mutirão terá um número reduzido de atendimentos. Esta primeira etapa será uma experiência para futuros mutirões, completa.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Simone Pedrollo, destaca que todos os procedimentos são agendados de acordo com a disponibilidade dos veterinários voluntários. As castrações irão acontecer ao longo deste ano, respeitando a ordem de cadastro dos animais que já foram doados, detalha. Os procedimentos serão realizados por meio da parceria da Secretaria de Saúde com os veterinários Fernanda Sedrez, Ana Paula Abdala, Mirela Silva Locks Momm, Jordana Dahmer e Telma dos Santos Lima Nascimento.

Feira de Doação acontece no sábado

Mais uma edição da Feira de Adoção de Cães acontece no sábado (4). O evento é uma ação da campanha Adote um Cão Amigo na Praça da Paz, a partir das 15h, uma hora depois do horário normal de início, para evitar a exposição dos animais ao calor excessivo. Estarão disponíveis para adoção mais de 30 cães, entre filhotes e adultos.

Para adotar é necessário ter mais de 18 anos, apresentar documento de identificação e assinar um termo de responsabilidade. Os animais escolhidos terão castração e consulta médica gratuita.

Os interessados em adotar cães também podem procurar o Canil Municipal, das 8h às 11h e das 13h às 16h, na Rua 406H1, no bairro Morretes, com um documento pessoal. No local um veterinário irá indicar, de acordo com o perfil do dono, o animal adequado para adoção.

Mais informações com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Gerardo Porchia, pelo telefone: (47) 3267-1533 ou e-mail zoonoses@itapema.sc.gov.br.