Lagoa de Captação e Reserva de Água Bruta será ampliada em Itapema

Lagoa de Captação e Reserva de Água Bruta será ampliada em Itapema

Trabalhos iniciados pela Conasa Águas de Itapema finalizam em setembro

A menor das duas lagoas construídas pela Conasa Águas de Itapema para a captação e reserva de água bruta está passando pelo processo de desassoreamento. O objetivo é ampliar a quantidade de reservação da água para abastecimento da cidade, principalmente em momentos de grande demanda como no período de alto verão.

As obras foram iniciadas no dia 10 de julho com previsão de término no mês de setembro. O trabalho consiste no esvaziamento total da lagoa e na retirada do material que se acumula no fundo e que reduz a capacidade de armazenamento, além da correção e proteção dos taludes (inclinações laterais do terreno), fazendo com que a lagoa recupere o volume antigo e ganhe espaço para reserva de água como segurança na alta temporada.

No trabalho de terraplenagem estão em operação duas escavadeiras hidráulicas de alta capacidade e um trator de esteiras para movimentação de material e preparo dos taludes.

A expectativa é que a lagoa passe a armazenar mais 20 milhões de litros, totalizando 100 milhões de litros. A maior lagoa tem capacidade para reserva de cerca de 152 milhões de litros. Elas são abastecidas na baixa temporada pelo Rio Perequê e por águas de chuva para serem usadas durante os meses de verão. As duas lagoas somarão uma capacidade de 252 milhões de litros.

ASSESSORIA DE IMPRENSA CONASA