Início do II Campeonato de Carretão movimenta Itapema

Início do II Campeonato de Carretão movimenta Itapema

Comunidade prestigiou as baterias da I etapa que aconteceram no Morro do Encano.

O domingo (27/07) foi de adrenalina e muita diversão em Itapema. A primeira etapa do II Campeonato de Carretão movimentou a cidade ao longo de todo o dia. O evento realizado pela Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, fortalece uma tradicional brincadeira, popular nos bairros da cidade.

Logo no começo da manhã, os pilotos com seus carretões desfilaram pela principal Avenida e a Beira Mar do Centro. Eles foram recepcionados pela população, que aproveitou para relembrar uma das brincadeiras mais antigas do município. A ação integrou antigos apreciadores e novos moradores de Itapema, que puderam conhecer de perto a atração.

Já no início da tarde, famílias inteiras vibraram e torceram em uma arquibancada montada especialmente para o público acompanhar de perto a chegada dos competidores nas seis baterias da primeira etapa. Mais uma vez tivemos uma grande participação do público. Uma brincadeira antiga, que alia diversão e prática esportiva, que precisa ser incentivada sempre, afirmou Paulo Roberto Camargo.

Durante toda a prova, o caminhão da Secretaria de Obras e Transportes puxava os carretões até o ponto de largada da competição, o topo do Morro do Encano acompanhados por uma ambulância da Secretaria de Saúde com todo suporte para atendimento médico, caso fosse necessário.

A cada descida os competidores somavam pontos e a disputa era intensificada pela mudança no grid de largada. A classificação final da primeira etapa só foi anunciada, após o somatório das baterias e os quatro mais bem colocados receberam medalhas. Renato F. Machado lidera a competição com 72 pontos, seguido por Sidney dos Santos com 60 pontos. Já o terceiro lugar, Roberto A. Luciano, conquistou 58 pontos, seguido pela João M. Bento, com 44 pontos.

O Prefeito Rodrigo Bolinha, acompanhado pelo Vice-prefeito Giliard e membros da equipe de Governo acenavam a bandeira quadriculada em cada uma das baterias. O Prefeito Rodrigo Bolinha foi responsável pela bandeirada da bateria final que definiu o ranking da primeira etapa. Ele aproveitou para reforçar o incentivo aos diversos traços culturais da nossa cidade. No ano passado, quando realizamos a Corrida de Carretão, percebemos um grande envolvimento da comunidade. Então decidimos realizar um campeonato incentivando ainda mais esta brincadeira antiga. Itapema tem muitas tradições e culturas que precisam ser cultivadas e fortalecidas. Mais que uma competição, estamos reconhecendo e valorizando as pessoas que ainda mantém viva esta tradição. Além do esporte, ao longo de todo ano incentivamos o boi de mamão, as danças típicas e o corais, bem como oferecendo oficinas culturais que vem sendo oferecida a comunidade. Todas ações de fortalecimento da cultura local, declarou o Prefeito Rodrigo Bolinha.

Confira o resultado da primeira etapa do II Campeonato de Carretão

1 Lugar Renato Machado (72 pontos)

2 Lugar Sidnei C. dos Santos (60 pontos)

3 Lugar Roberto A. Luciano (58 pontos)

4 Lugar João M. Bento (44 pontos)

5 Lugar Rafael B. Luciano (44 pontos)

6 Lugar Sandro Nunes (40 pontos)

7 Lugar Rodrigo Klopel (38 pontos)

8 Lugar Sidnei Neves (33 pontos)

9 Lugar Marco Martinele (27 pontos)

10 Lugar Mauro H. Silva (23 pontos)

11 Lugar Cicero Machado (6 pontos)

12 Lugar Jailson Crispim (1 ponto)

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema