Itapema oferece netbooks para professores da rede municipal

A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Educação, iniciou na quarta-feira (8) a distribuição de netbooks aos professores da Rede Municipal de Ensino. O prefeito Sabino Bussanello, junto com a secretária de Educação, Geonete Maria Bernardi Agostinho, entregou as primeiras 10 máquinas para professores escolhidos por sorteio. O projeto representa um investimento de R$ 605.475,00 do Governo Municipal e beneficiará os 345 professores efetivos das séries iniciais e finais do ensino fundamental do município.

Como explica a secretária de Educação, Geonete Maria Bernardi Agostinho, todos os netbooks serão entregues aos professores em suas respectivas unidades de ensino. Esse é mais um instrumento que vem ajudar na qualificação pedagógica, assim como os livros didáticos, as pesquisas e o conhecimento de cada professor, acrescenta.

Para a professora de Educação Infantil, Kenia Schwinden, que já atua há 17 anos, isso é uma inovação, passar do mimeografo para o computador vai auxiliar não só no aperfeiçoamento das crianças, mas também dos professores. Já para a professora de Educação Física, Emanuele Fernanda Oselame, foi uma surpresa e acredito que esse é mais um equipamento de multimídia que vem para nos auxiliar na transmissão do conhecimento e principalmente na organização e planejamento das aulas.

Segundo o prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, esse investimento reafirma o compromisso do Governo Municipal de incentivar cada vez mais a inclusão digital na cidade e elevar o nível do ensino público. Estamos possibilitando a agilidade no acesso ao conhecimento e ampliando a capacidade de organização e planejamento da rede de ensino público para que possamos aprimorar cada vez mais o sistema educacional, completa.

Equipamentos

Os netbooks entregues aos professores são da marca Dell e possuem o Sistema Operacional Windows. Os equipamentos estão programados em português, capacidade de memória de 2GB e disco rígido de 250GB. Todos possuem revestimento emborrachado, oferecendo mais resistência contra acidentes e facilidade no transporte.

O equipamento portátil poderá ser utilizado pelo professor na preparação e execução das aulas, bem como no compartilhamento e acesso à informação. Todos os computadores estão integrados ao sistema da rede digital do município.

De acordo com a secretária de Educação, Geonete Maria Bernardi Agostinho, cursos de capacitação serão oferecidos aos professores que sentirem a necessidade de aprimorar os conhecimentos básicos dos computadores.

Cidade Digital

Itapema foi eleita em 2011 a cidade catarinense com o melhor uso de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) em serviços públicos. No âmbito nacional, o município ficou na 18 colocação. Essa posição foi concretizada através das ações e projetos do Governo Municipal, para facilitar o acesso dos cidadãos a informações e serviços.

Já a entrega dos netbooks aos professores coloca Itapema como a segunda cidade do Estado e um das primeiras do sul do país a oferecer equipamento tecnológico individual, que auxiliam os educadores no processo de acompanhamento e transmissão de conhecimento aos alunos.

Mais informações com a secretária de Educação, Geonete Maria Bernardi Agostinho, pelos telefones (47) 3267-1400 ou pelo e-mail geonete@itapema.sc.gov.br.