BOMBINHAS – EBM Pequeno Príncipe comemora Dia do Folclore

BOMBINHAS – EBM Pequeno Príncipe comemora Dia do Folclore

No dia 22 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Folclore, a Secretaria de Educação de Bombinhas, realizou durante todo o mês várias intervenções culturais para que os alunos pudessem festejar e trabalhar em sala de aula, o conteúdo.

Por iniciativa da professora Erica Vieira, a Escola Básica Municipal Pequeno Príncipe, proporcionou aos alunos da educação infantil a brincadeira do Boi de Mamão. Com bonecos confeccionados pela professora, todas as turmas participaram desta manifestação cultural, que é tão presente na identidade bombinsense. E ao som da cantoria do CD Unindo Gerações, do Instituto Boimamão, as crianças se divertiram e encenaram com os bonecos, de forma a internalizar e reviver, ou em muitos casos, poder participar pela primeira vez, deste costume da Cultura Popular.

O folguedo do Boi de Mamão é uma brincadeira, um teatro de rua, que traz a execução de muitas artes em conjunto, como a dança, a música, o batuque e a cantoria versada. A professora Erica, explica que as histórias perpassam localidades e gerações, com variações de nomes por todo Brasil, como por exemplo, Bumba Meu Boi, o Boi Bumbá, Boi de Palha e de Pano, dentre tantos outros. Diz a lenda que, em Santa Catarina, se referem ao Boi de Mamão pelo fato do boizinho ser feito de mamão verde pelas crianças, ou ainda Boi Mamão, bezerro que ainda mama, enfim, são muitas as histórias e lendas contadas pelo povo da terra, destaca Erica.

A manutenção das tradições começam na infância, portanto, ao incentivar a cantoria e a dança do boi, é valorizar a tradição, e desta forma perpetuar sua difusão e continuidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas