Banda Municipal ganha novos instrumentos musicais

Banda Municipal ganha novos instrumentos musicais

Aparelhos de qualidade colocam o grupo entre os mais bem equipados do Estado.

Em mais uma ação de valorização e incentivo da cultura, a Prefeitura de Itapema, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMCI), entregou novos instrumentos musicais para a Banda Municipal. Os investimentos feitos com recursos próprios superam os R$ 50 mil. Os equipamentos são de alta qualidade, tornando o grupo de Itapema o mais bem equipado em toda Santa Catarina.

Segundo a Superintendente da Fundação Municipal de Cultura de Itapema (FMCI), Gisele Mafra Mendes, a Banda Municipal tinha uma grande carência de instrumentos. Muitos eram antigos e outros emprestados de outras bandas da região. “Agora a Banda Municipal se tornou a mais bem equipada do Estado. Com o apoio da Prefeitura para a cultura do nosso município, vamos poder contar com a Banda em vários eventos que a FMCI. A qualidade desses equipamentos é mais um incentivo para que os alunos das fanfarras escolares se empenhem para conquistar uma vaga na Banda Municipal”, contou a Superintendente.

Dentre os equipamentos estão o bumbo, tenor, caixa de aro duplo, entre outros, que vão atender ao Grupo de Percussão Itadrums e o Grupo Coreográfico Itadance, que integra a Banda Municipal. Um equipamento bastante aguardado era o Airblaid. “O Airblaid resgata a essência das bandas militares”, explicou a coreógrafa Lenyce Simas.

“Esses novos instrumentos vão viabilizar a aplicação de três estilos de percussão que antes não era possível o Popular, Erudita e Rudimentar. Com os instrumentos adequados podemos realizar um trabalho com mais qualidade, além de motivar o grupo”, relatou o Coordenador e Professor da Banda Municipal, Paulo Renato.

A alegria das crianças e o zelo dos jovens com os novos equipamentos da banda se expressavam em sorrisos, coreografias e pequenas passadas de som, realizadas entre os grupos, como uma grande diversão. O Prefeito Rodrigo Bolinha fez questão de acompanhar essa entrega e conversar com os músicos da Banda Municipal. Muitos pais também prestigiaram a entrega. Um momento de emoção e alegria. Agora, além de um espaço amplo para a prática das aulas, os novos instrumentos vão transformar os ensaios e aulas em momentos de aperfeiçoamento e alegria.

“Estes novos instrumentos eram uma necessidade para a continuação do bom trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Banda Municipal. Foram escolhidos equipamentos de qualidade que não se vê em outra cidade do nosso Estado. Tenho certeza que será um diferencial nas apresentações, em eventos e concursos representando a nossa cidade. Eu assumi um compromisso com vocês e hoje estou aqui cumprindo. Continuem a contar com a nossa administração para incentivar o ensino da música e valorização da cultura. Já adianto aqui para você, Professores e alunos podem divulgar essa ideia, vocês têm todo o nosso apoio para realizarem uma competição ou campeonato de fanfarras em Itapema. A Prefeitura apóia essa ideia. Tenho certeza, que todos vocês da Banda vão nos encher ainda mais de orgulho”, declarou o Prefeito Rodrigo Bolinha.

Bons resultados

Os instrumentos novos já possibilitaram a participação do Grupo Itadrums no IX Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras que aconteceu entre os dias 26/09 à 28/09 na cidade de Schroeder no norte do Estado. Os músicos representaram Itapema pela categoria Banda de Percussão Sinfônica Sênior, conquistando o 1 Lugar corpo coreográfico, 2 Lugar Pelotão de Bandeiras e Baliza e 3 Lugar Banda.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema