PORTO BELO – Agentes de saúde se capacitam para o atendimento nas ESF

PORTO BELO – Agentes de saúde se capacitam para o atendimento nas ESF

As Agentes de Saúde de Porto Belo encerraram na última sexta, 17, a agenda de capacitação de 2014. A solenidade de diplomação certificou as 36 profissionais de saúde que atuam nas Estratégias de Saúde da Família (ESF). Foram quatro meses de formação para as agentes que desempenham papel importante na promoção diária de saúde nas unidades.

A capacitação contou com orientações em diversas áreas da saúde, desde o trato com pacientes por faixa etária, até o trabalho específico com hipertensos, diabéticos e gestantes. Além da troca de conhecimentos técnicos durante o período de formação, a proposta dos encontros foi estimular a integração entre a equipe e a população que recebe o serviço.

O secretário de Saúde, Rogério Pereira Leite, destaca a importância das capacitações para a saúde do município. “Durante quatro meses, elas receberam orientações sobre as mais variadas áreas da saúde. Este processo de formação é importante já que a medicina se renova a cada dia”, pontua Rogério.

Para o prefeito Evaldo Guerreiro, saúde é prioridade e as capacitações fazem parte das ações para melhorar o atendimento aos moradores. “As agentes de saúde têm um importante papel junto à equipe das unidades, no acompanhamento da saúde das famílias. Prepará-las para a atuação é valorizá-las enquanto profissionais e é uma ação que reflete diretamente no tratamento dado aos nossos moradores”, afirma Evaldo.

Prefeitura Municipal de Porto Belo