Dia D Outubro Rosa mobiliza mulheres em Itapema

Dia D Outubro Rosa mobiliza mulheres em Itapema

UBS estiveram abertas durante todo o sábado (18/10).

O sábado (18/10) foi de prevenção e orientação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Referência Especializado (CERES) em Itapema. Como parte da programação do Outubro Rosa, os espaços foram enfeitados com as cores da campanha e as Unidades ficaram abertas durante todo o dia para receber as mulheres da comunidade.

Quem passou em alguma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) pôde realizar a coleta de exames preventivos e garantir a solicitação de mamografias. No total, foram realizados 138 exames citopatológicos (preventivo) nas Unidades, além de 55 solicitações de mamografias, e também 209 testes rápidos, que incluem resultados para HIV, Sífilis e Hepatite C, realizados no COASI e também na Unidade do Morretes. Outras atividades de orientações e brincadeiras temáticas movimentaram algumas unidades, chamando ainda mais a atenção das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce na luta contra o câncer de mama.

Já o Centro de Referência Especializado (CERES) esteve aberto durante todo o período da manhã recebendo as mulheres para a realização de ultrassons de mamografia. Das 100 agendadas, 87 compareceram e puderam saber seus resultados imediatamente. Os exames foram previamente agendados, de acordo com a demanda reprimida vinda das próprias UBS. A ação contribui diretamente na prevenção, bem como para garantir o tratamento adequado em casos positivos.

Segundo o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, que visitou as Unidades Básicas de Saúde e o Centro de Especialidades (Ceres), a programação especial promoveu a conscientização entre as mulheres. “Foi um dia muito especial, em que muitas mulheres, principalmente aquelas que trabalham durante a semana, puderam ir até as UBS para receber orientações, fazer o preventivo e ainda serem encaminhadas para a mamografia. Quero agradecer toda a equipe, tanto das UBS como do CERES, que se mobilizaram para que o Dia D acontecesse e fosse um sucesso. Vale reforçar também a nossa preocupação com a prevenção do câncer de mama, visto que o Ministério da Saúde reduziu a cota de mamografias, porém, em Itapema, por uma determinação e um compromisso do Governo Municipal, estamos mantendo os serviços para prevenir as mulheres de meia idade, cobrindo já a partir dos 40 anos para a realização do exame da mamografia, quando a idade preconizada pelo SUS é somente dos 50 aos 69 anos”, afirmou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema