BOMBINHAS – Associação Cultural Zé Amândio realiza encerramento de 2014

BOMBINHAS – Associação Cultural Zé Amândio realiza encerramento de 2014

Diante da comunidade bombinense a instituição encerrou com um recital as atividades do ano e lançou o Almanaque da Turma da Casa Escola.

A associação Cultural Zé Amândio é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo proporcionar a inserção cultural em suas mais diversas manifestações a comunidade bombinense. Sua sede funciona de maneira provisória na casa da fundadora Fernanda Nadir da Silva, por isto o projeto chamado Casa Escola se faz tão pertinente e rende belos frutos.

Durante o ano algumas atividades compõem o calendário da associação, entre elas um encontro de encerramento, em 2014 nomeado de Recital De Glória em glória, realizado no Museu Comunitário Engenho do Sertão. Como explica a Fernanda, que além de fundadora, dona da casa onde o projeto funciona, também é a pessoa responsável pelas atividades, uma espécie de organizadora de eventos e coordenadora geral, trata-se de um momento de agradecimento. Nos dias atuais não é nada fácil juntar um grupo de crianças e adolescentes para agradecer a Deus por todas as vivências do ano.

A instituição possui uma diretoria atuante e muitos voluntários que colaboram com o projeto, e o mais importante de tudo, alunos cheios de vontade de aprender, ampliar conhecimentos já assimilados e compartilhar com a população. O grupo interpretou várias canções, todas de gratidão, com conteúdo de amorosidade, infância e cristianismo, com o acompanhamento instrumental do professor Paulo, a própria Fernanda e alguns alunos que aprenderam a tocar na associação.

Durante o evento aconteceu um dos momentos mais importantes da noite, e muito esperado por todos: o lançamento da cartilha Almanaque da Turma da Casa Escola: Aprendendo com os Mestres. Uma coletânea de trabalhos, pesquisas e fotografias realizados pelos alunos, com textos e organização da Fernanda Nadir da Silva. O recurso para execução do belo trabalho veio através do Fundo da Criança e do Adolescente, atrelado ao do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

Com um sorriso enorme no rosto, uma lágrima contida no canto dos olhos e as rosadas de satisfação, Fernanda fala de sua alegria em concretizar a cartilha. Um dia muito especial, sentimento de dever cumprido! Fizemos um planejamento, escolhemos os temas e fomos in loco para conhecer de perto cada história. No trabalho de campo contamos com a participação da Salete, Seu Naro, Seu Henrique, José Amândio (in memorian) e Atílio, além de algumas mães.

O Almanaque encontra-se disponível para leitura na Biblioteca Municipal Cruz e Sousa e nas bibliotecas das unidades escolares.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas