Itapema marca presença na XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

O Prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, e a Vice, Maria Luci da Silva, participam nesta semana da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece na Capital Federal, entre os dias 10 e 12 de maio. O Secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Evaldo Guerreiro, acompanha a comitiva e ajuda na representação de Itapema na Marcha. O evento organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) tem o objetivo de avançar na construção de um pacto federativo mais justo, entre municípios e federação, que seja capaz de diminuir as diferenças regionais e promover o desenvolvimento sustentável.
Segundo o Presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o evento é considerado o maior encontro de autoridades políticas do Brasil. Ainda segundo ele, a marcha desse ano quer estabelecer o relacionamento do movimento municipalista como novo Governo Federal. Serão discutidos temas para o aperfeiçoamento da federação brasileira e para a relação entre os entes que a constituem, além de temas específicos, como a divisão de royalties do petróleo e a regulação da Emenda Constitucional 29, que garante mais recursos para a saúde, além dos restos a pagar dos anos de 2007, 2008 e 2009.

O Prefeito Sabino Bussanello lembra que o Governo Federal, nos últimos anos, fez os recursos de Itapema passar de 13% para 19%. Direto do evento, Sabino conta que a conquista da saúde é a principal reinvindicação de todos os municípios presentes. Por isso, a representação de Itapema na Marcha é importante, pois busca o equilíbrio da distribuição de recursos advindos dos impostos, que ficam em sua maioria com a União. Estamos aqui para buscar a garantia de recursos dos royalties, para ampliar os investimentos em questões como saúde, educação e obras. Além disso, vamos cobrar dos Estados sua cota parte no custeio das políticas públicas, detalha.

Mais informações com o Secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Evaldo Guerreiro, pelo telefone (47) 9155-1207.