Combate a Endemias: trabalhos são intensificados em imóveis fechados

Combate a Endemias: trabalhos são intensificados em imóveis fechados

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti não param em Itapema. Desta vez, não só o transmissor da Dengue é o foco do trabalho, mas também outras doenças transmissíveis devido ao acúmulo de lixo e a presença de animais sem os devidos cuidados. O trabalho da equipe de Agentes de Combate a Endemias (ACE) consiste em vistoriar locais fechados ou onde não há habitação para eliminar possíveis criadouros.

Uma dessas ações aconteceu na manhã desta terça-feira (03/03). Com apoio da Polícia Militar e da Defesa Civil, além da presença de um chaveiro e da responsável pelo Programa de Combate a Dengue (PCD), Jaqueline Ferreira, juntamente com o Agente de Combate a Endemias (ACE), Adilson Silva, um prédio em construção localizado no Bairro Centro foi vistoriado a fim de eliminar possíveis criadouros de mosquito da Dengue. “Já era uma denúncia antiga, tentamos entrar em contato com o proprietário do prédio, mas não conseguimos localizá-lo. Sendo assim, acompanhados dos órgãos competentes, entramos no edifício e encontramos diversos locais que serviriam perfeitamente para a instalação do mosquito, caixas d’água sem tratamento e sem tampa, muitos depósitos móveis e entulhos. Todos foram devidamente tratados e/ou eliminados”, explicou Adilson Silva.

Ainda durante a ação, a equipe conseguiu conversar com o proprietário que foi até o local. Ele se prontificou a manter o local da forma que foi orientada tanto pela Defesa Civil, quanto pela equipe do Programa de Combate a Dengue (PCD).

Na semana passada, a equipe já havia vistoriado outro imóvel no Bairro Meia Praia e também eliminou diversos criadouros do mosquito. O Departamento de Vigilância Epidemiológica continuará entrando em imóveis sem habitação ou fechados para realizar o controle e o combate ao mosquito vetor da Dengue e demais doenças transmissíveis, visto que tal medida está prevista na Lei n 3365 de 22 de Outubro de 2014.

Segundo o Diretor da Defesa Civil, Cabo Motta, o prédio não apresenta risco, porém, uma avaliação mais técnica será realizada por um engenheiro na quarta-feira (04/03). “Iremos fazer uma análise em conjunto com o Departamento de Fiscalização da Secretaria de Planejamento Urbano para saber as reais condições do prédio. Uma notificação também foi emitida aos moradores que ocupavam o edifício, visto que o mesmo não havia o “habite-se”, documento necessário para que o prédio pudesse estar ocupado”, explicou o Cabo Motta.

Para mais informações sobre o controle do mosquito transmissor da Dengue e da Chikungunya, bem como denúncias pela comunidade, entre em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (47) 3267-1530. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h ou pelo e-mail dengue@itapema.sc.gov.br.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema