Obras preventivas diminuem impacto das chuvas

Obras preventivas diminuem impacto das chuvas

Ausências de ocorrência nos últimos dias chuvosos reforçam a importância de desassoreamento e eliminação de valas que acontecem durante todo o mês

Nas últimas semanas, moradores dos bairros presenciaram a intensificação das obras de desassoreamento e eliminação de valas pelas ruas, com destaque para o Jardim Praiamar. A ação preventiva fez a diferença e as chuvas ininterruptas que atingem a cidade nos últimos dias não causaram problemas aos moradores.

O trabalho conjunto da Secretaria de Obras e Transporte e da Defesa Civil dobra a capacidade de prevenção contra dias chuvosos. Até o presente momento não foram apresentados ocorrências na cidade, apenas pontos isolados, o que destaca as ações preventivas.

Nas últimas 72 horas, os pluviômetros marcaram 107 no Bairro Sertão do Trombudo, 116 milímetros no Morretes, 88 milímetros no Bairro Jardim Praiamar e 110 milímetros no Bairro Ilhota. A previsão se mantém na base de 30 milímetros para esta segunda-feira (30/07).

“O trabalho de desassoreamento de rios e a drenagem de valas são prioridades do Governo Rodrigo Bolinha nas ações de prevenção aos alagamentos em endereços diversos endereços. Muitos desses locais sofreram por anos com inundações e agora finalmente não foram atingidos”, afirma o Diretor da Defesa Civil de Itapema, Moisés Cesar Filho Motta.

Atendimento às comunidades

Equipes da Secretaria de Obras e Transporte, em parceria com a Defesa Civil também seguem em serviço no atendimento aos moradores. Pontos nos bairros Morretes, Várzea e Centro apresentaram problemas devido a tubulação insuficiente ou parcialmente obstruída. “As equipes da Secretaria de Obras e Transporte já estiveram em alguns locais efetuando reparos e uma agenda prevê que a ação aconteça em todos os pontos até o final da semana”, explicou Motta. Em caso de necessidade, os moradores podem entrar em contato e solicitar atendimento da Defesa Civil pelo telefone 199 ou no Corpo de Bombeiros 193.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema