Vigilância Sanitária intensifica desratização em Itapema

A Secretaria de Saúde de Itapema, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, intensificou os procedimentos de desratização no município na última semana. O objetivo é combater os roedores com a aplicação de produtos químicos em áreas públicas e distribuição de armadilhas. Além disso, uma equipe de profissionais credenciados irá percorrer todos os bairros para distribuir material informativo e orientar os moradores sobre formas de evitar a proliferação de ratos.

Os ratos veiculam doenças como leptospirose, tifo, salmonela, e podem ocasionar acidentes por mordedura em crianças, pessoas idosas ou imobilizadas. É necessário inutilizar qualquer alimento em que haja suspeita ou evidência de contato com a urina, fezes ou roedura de ratos. Esses animais têm hábitos noturnos, com habilidades físicas como nadar, subir em locais altos se houver algum anteparo, saltar, equilibrar-se em fios e mergulhar. O tempo médio de vida varia de um a dois anos e uma fêmea pode ter entre cinco e 12 filhotes.

Prevenção

Acondicione corretamente o lixo dentro de sacos plásticos, em latas com tampas apropriadamente fechadas e limpas periodicamente, de preferência sobre estrado, para que não fiquem diretamente em contato com o solo;

Coloque o lixo na rua somente no horário da passagem do caminhão coletor;

Nunca jogue lixo a céu aberto ou em terrenos baldios;

Acondicione corretamente os alimentos;

Inspecione periodicamente e cuidadosamente caixas de papelão, caixotes, locais atrás de armários, gavetas e todo tipo de material que possa servir de transporte ou abrigo a camundongos;

Mais informações com a diretora da Vigilância em Saúde, Simone Cristina Pedrollo, pelo telefone (47) 3268-8043 ou pelo e-mail vigilanciaepidemiologica@itapema.sc.gov.br.