Vestidos de preto, moradores de Itapema saem às ruas em protesto por mais segurança

Vestidos de preto, moradores de Itapema saem às ruas em protesto por mais segurança

Manifestantes reivindicam mais efetivo policial, a construção da nova delegacia de polícia, guarda armada e monitoramento.

Itapema parecia estar em luto na tarde desta quinta-feira quando dezenas de moradores foram às ruas vestindo camisas pretas. O motivo, na verdade, era um protesto por mais segurança. Com 3,6 mil ocorrências registradas entre janeiro e julho deste ano, a cidade já contabiliza 12 homicídios e 900 roubos/furtos em 2015. O número preocupa os moradores, que resolveram se mobilizar para chamar a atenção do governo do Estado.

Nosso protesto é por mais efetivo policial, a construção da nova delegacia de polícia, por uma guarda armada, monitoramento nas ruas e uma melhor estrutura para a Polícia Militar explica o presidente da Associação Empresarial de Itapema (ACITA) e um dos organizadores da ação, Gelson Ritter.

O protesto começou por volta das 15h com um buzinaço. Na sequência, os manifestantes fizeram uma passeata e pararam em frente a um shopping da cidade. Onde, sobre a faixa de segurança, reivindicaram melhorias na segurança do município. Conforme a PM, pouco mais de 150 pessoas participaram do ato.

Além do protesto, vamos fazer um abaixo-assinado, participar de uma sessão na Assembleia e marcar uma audiência com o governador. Itapema foi uma das cidades que mais cresceu nos últimos anos e estão tirando nosso efetivo reclama Ritter.

Há aproximadamente 45 dias, entidades empresariais e moradores estão se organizando para pedir mais segurança. Conforme o presidente da ACITA, o grupo já conquistou alguns resultados positivos, como a criação do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), a doação do terreno para a nova delegacia e criação de polícias comunitárias.

Principal reclamação é sobre a falta de efetivo

A principal reclamação dos moradores que participaram do protesto é a falta de efetivo, tanto da Polícia Militar quanto da Civil. O corretor de imóveis Cassiano Massotti diz que tem medo de assaltos, falta de respaldo da polícia e segurança.

Hoje a gente está à mercê da bandidagem. A gente tem um número de policiais muito abaixo do que necessita, precisa de mais efetivo e maior poder de investigação para a Polícia Civil afirma.

A advogada Mel Góes também reclama da situação e ressalta que Itapema vive um caos na segurança pública:

O poder público tem que nos apresentar uma solução. Não é possível nem caminhar com a família à noite no calçadão, porque é muita insegurança.

PM diz que criminalidade caiu

O comandante da Polícia Militar de Itapema, tenente Geraldo Rodrigues Alves Junior, ressalta que desde maio os índices de criminalidade vêm diminuindo na cidade. Segundo ele, iniciativas como a da população são sempre válidas, mas muitas vezes demoram a ter um efeito positivo. (Colaborou Bianca Ingletto, RBSTV)

A questão do efetivo é um problema que ocorre em todas as cidades do Estado. Mas nós temos conseguido baixar os índices de criminalidade. Claro, que quando os crimes repercutem aumenta a sensação de insegurança. A criação do PPT, por exemplo, já está tendo bons resultados explica.

Números de Itapema (janeiro a julho de 2015):
– 3.600 ocorrências
– 12 homicídios
– 180 agressões
– 900 roubos / furtos
– 640 chamados não atendidos

Foto: Marcos Porto / Agencia RBS
FONTE: O SOL DIÁRIO – Maikeli Alves