Mês da Água chama atenção para preservação e conscientização em Itapema

Itapema lembrou sua população sobre a importância da preservação e conservação da água com um mês dedicado de atividades. A Prefeitura de Itapema, por meio da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), promoveu ações que tiveram início em 19 de março, em parceria com a Companhia Águas de Itapema e por meio da Lei Municipal 2945/2011 que estabelece o Mês da Água, de autoria do vereador Vanio César Vieira.
Uma das principais atividades que marcou o Mês da Água em Itapema foi a inauguração do sistema de tratamento de água na EMEB Vereador Paulo Reis, no bairro Sertão do Trombudo. O sistema foi desenvolvido para atender todos os 380 alunos e 52 funcionários, além dos participantes do projeto de contra turno e do programa Cultura nos Bairros. O equipamento tem capacidade para gerar 40 mil litros de água tratada por dia, resultando em economia e atendendo às necessidades da escola.

O mês ainda foi marcado por palestras, visitas nas estações de tratamento, distribuição de material educativo, concursos de redação e desenho nas escolas da rede municipal de ensino. Na última semana foi realizada uma apresentação teatral para os alunos das 4 séries (5 anos) da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Educar, do bairro Meia Praia.

A peça Água Vida foi encenada pelo grupo de teatro Turma do Papum, de Florianópolis, promovida pela Companhia Águas de Itapema em parceria com o programa anual de Educação Ambiental da FAACI. Na apresentação as crianças aprenderam a colaborar com pequenas atitudes, como fechar a torneira enquanto escovam os dentes, passar o sabonete no corpo com o chuveiro fechado e também sobre a preservação dos mares e rios.

Mais informações com a chefe de Educação Ambiental, Patricia Boito, pelo telefone (47) 3267-1485 ou pelo e-mail educacaoambiental@itapema.sc.gov.br.