Secretaria de Saúde promove Pedágio de Conscientização no Dia Mundial Sem Tabaco

A Prefeitura de Itapema, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará um pedágio para marcar o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado na terça-feira (31). O objetivo é orientar a população sobre os riscos e malefícios do tabagismo, com a ação que inicia a partir das 10h, em três pontos da cidade: no semáforo em frente ao Shopping Andorinha, no semáforo em frente à Caixa Econômica Federal, e no túnel das Peixarias.
As atividades serão organizadas por colaboradores da Secretaria de Saúde e também por participantes do programa de tabagismo do município. Os motoristas abordados no pedágio receberão material informativo com dicas e orientações para quem deseja parar de fumar.

Rede pública de saúde oferece grupo de apoio a quem quer largar o vício do cigarro

Desde 2009, Itapema oferece o serviço de abordagem e tratamento do tabagismo, através da adesão ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). A meta do programa é motivar fumantes a deixarem de fumar e aumentar o acesso dos mesmos aos métodos eficazes para tratamento da dependência da nicotina.
O Grupo de Tabagismo consiste inicialmente em quatro sessões de grupo, com uma hora de duração cada, uma vez por semana. O programa é dividido nos seguintes módulos: Sessão I – Entender o motivo de fumar e como isso afeta sua saúde; Sessão II – Os primeiros dias sem fumar; Sessão III – Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar; e Sessão IVa – Benefícios obtidos após parar de fumar. Após as quatro semanas, o participante freqüenta sessões de manutenção a cada 15 dias pelo tempo que necessitar de apoio. Os encontros são realizados, atualmente, no Centro de Referência Especializado (CERES) e na Unidade Básica de Saúde do Bairro Sertãozinho.
A Coordenadora do Grupo, a psicóloga Karine Willrich, destaca que a partir do primeiro encontro os usuários já recebem o manual do participante Deixando de fumar sem mistérios, que é utilizado como material de apoio durante as sessões. Quem participa do grupo de tabagismo também tem acesso gratuito a medicamentos como, por exemplo, adesivos e goma de mascar de nicotina, adquiridos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde de Itapema. Desde a implantação, em 2009, o Grupo de Tabagismo já beneficiou mais de 250 usuários.
Para participar do grupo é necessário fazer um cadastro no Centro de Referência Especializado em Saúde (CERES), localizado na Avenida Governador Celso Ramos, 534, ou ligar para (47) 3368-2855 informando nome completo, telefone e endereço. O cadastro também pode ser feito na Unidade Básica de Saúde do Bairro Sertãozinho.

Mais informações com a Coordenadora do Grupo, a psicóloga Karine Willrich, pelo telefone (47) 3368-2855.