PORTO BELO – Jovens de Porto Belo podem realizar o alistamento pela internet

PORTO BELO – Jovens de Porto Belo podem realizar o alistamento pela internet

Uma novidade para os jovens que precisam realizar o alistamento militar neste ano. A partir de agora é possível realizar o procedimento pela internet. O alistamento online pode ser feito de qualquer lugar pelo computador, celular ou tablet. O Exército Militar disponibilizou o serviço para nove estados e Santa Catarina também foi contemplada.

O procedimento é destinado a cidadãos brasileiros do sexo masculino nascidos em 1998. Os jovens que completam 18 anos em 2016 têm até o dia 30 de junho para realizar o Alistamento Militar.

Os alistamentos para maiores de 30 anos, Notoriamente Incapaz (NI) e Eximição (CDSA), devem ser realizados na Junta de Serviço Militar. O mesmo vale para emissão de 2 via de certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e 2 Via (CR).

Para dar início ao processo, basta acessar o site www.alistamento.eb.mil.br. O jovem receberá um número de protocolo e poderá monitorar, pelo mesmo site, se prossegue na seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou se será dispensado, recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Caso o jovem perca o prazo deverá pagar uma multa, comparecer à JSM e alistar-se. Se isso não acontecer, o brasileiro estará em débito com o serviço militar e perderá alguns direitos como a obtenção de passaporte, direito de prestar exame ou se matricular em instituições de ensino e inscrição em concurso público.

A Junta Militar de Porto Belo funciona de segunda à sexta-feira das 12h às 18h, no Centro de Cidadania, localizado no bairro Vila Nova.

Prefeitura Municipal de Porto Belo