Juíza e promotora visitam obras municipais de Itapema

O prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, e a secretaria de Educação, Geonete Maria Bernardi Agostinho, levaram a juíza da Comarca de Itapema, Andréia Regis Vaz, e a promotora da Comarca de Itapema, Carla Pinheiro Miranda, para conhecerem e vistoriarem algumas das principais obras do atual Governo Municipal, principalmente os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) em funcionamento e em construção, durante a tarde de terça-feira (8). A vistoria foi motivada por uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público da Comarca de Itapema, requisitando providências e informações acerca das vagas nos CMEIs do município. Participaram também da comitiva o procurador Geral, André Beviláqua, o secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Luciano Pedro Estevão, do assessor jurídico, João Emmel, o assessor Especial da Educação, Mauro Afonso de Gásperi, e do arquiteto João Leite de Barros.

A comitiva iniciou as visitas pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro Ilhota, que está em funcionamento desde 21 de abril de 2008 e atualmente atende 146 crianças (15 delas) em tempo integral, e pelos dois CMEIs que estão em construção no bairro Alto São Bento: o CMEI Abelhinha Feliz e o CMEI Maria Linhares, ambos que serão inauguradas no segundo semestre de 2012 e cada uma terá capacidade para atender 180 crianças. Em seguida, o grupo foi ao CMEI do bairro Meia Praia, inaugurado em 11 de fevereiro de 2012 e com capacidade para 200 alunos.

Juíza e promotora puderam acompanhar as atividades dos CMEIs em funcionamento, com o trabalho das educadoras e toda a estrutura disponível aos profissionais para o cuidado com as crianças, além de conversarem com os servidores públicos de cada instituição. Elas também viram que todas as os prédios, tanto em funcionamento quando em construções, são projetadas dentro de critérios de acessibilidade e sustentabilidade, por oferecer acesso facilitado às pessoas com deficiências físicas, ter sistemas de aproveitamento de água da chuva e da luz solar, economizando também recursos públicos.

Segundo o prefeito Sabino Bussanello, é muito importante que a população e outras autoridades também visitem, fiscalizem e vejam tudo o que o atual Governo Municipal está construindo, já que a maioria das obras foi a própria comunidade que ajudou a decidir sobre os investimentos por meio do programa Orçamento Participativo. Queremos que todos vejam, fiscalizem e participem atentamente da construção de Itapema em todos os aspectos, principalmente das obras estruturantes que atendem as demandas do crescimento do município, como os Centros Municipais de Educação Infantil com mais vagas para nossas crianças, explica.

A promotora Carla Pinheiro, após vistoria nos CMEIs, teve que deixar a comitiva para compromissos de sua agenda profissional, mas o restante do grupo continuou com as visitas. Em um segundo momento, o prefeito Sabino Bussanello mostrou a ampliação do Parque Calçadão, no bairro Meia Praia, a nova pista esportiva e a revitalização Praça Pública da Rua 306, também no bairro Meia Praia, a vista panorâmica do Mirante do Encanto e, por fim, as estruturas do Mercado Público Municipal Prefeito Nelson Santos, inaugurado recentemente durante o aniversário de 50 anos de Itapema.

Mais informações com o secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Luciano Pedro Estevão, pelo telefone (47) 3268-8003 ou pelo e-mail gabinete@itapema.sc.gov.br.