Saúde realizará ações para o Setembro Amarelo

Saúde realizará ações para o Setembro Amarelo

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) juntamente com a Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Saúde da Família e apoio da Secretaria de Saúde, contando também com parcerias como o SAMU, Corpo de Bombeiros, CVV e o próprio Centro de Convivência do Idoso (CCI), está realizando pela primeira vez ações de conscientização sobre Setembro Amarelo em Itapema. O objetivo da campanha mundial é prevenir e conscientizar toda uma população sobre o suicídio.

Nesta segunda-feira (26/09), a partir de 8h, iniciará o primeiro evento sobre o Setembro Amarelo no CCI, localizado na Rua 290, no Bairro Meia Praia. Os temas abordados serão prevenção do suicídio e a importância desta temática para a saúde de toda a população. O encontro será encerrado com uma caminhada em direção à Rua 268 e a Av. Nereu Ramos. É de extrema importância a participação de toda a população. Serão roupas, cartazes e balões brancos para chamar a atenção de quem passa pela caminhada. A população também contará com o apoio dos Bombeiros para a realização do trajeto.

O Setembro Amarelo é uma campanha mundial para prevenção e conscientização sobre o suicídio. A Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) estimula que ações aconteçam em todo o mundo. Setembro é o mês escolhido pelo fato de dia 10/09 ser o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. No Brasil, as primeiras atividades aconteceram em 2014, apenas em Brasília. No ano passado já teve uma participação maior, quando ações aconteceram em todas as regiões do país.

A Psicóloga Residente Multiprofissional em Atenção Básica da Saúde da Família, Ariane Silva, contou sobre a ideia de trazer ações do Setembro Amarelo para a população do município. “A ideia surgiu da necessidade de falarmos sobre o assunto, considerando que, infelizmente, Itapema possui um índice considerável de suicídios. Somente nos últimos 6 anos, segundo dados da Vigilância Epidemiológica, 26 pessoas se suicidaram. Nós queremos compartilhar com a população, com os profissionais da Saúde, da Educação, da Assistência Social e voluntários de ONGs, a importância desse tema. Não somente nesse evento, mas depois também, pois queremos continuar falando sobre esse assunto, pensando em ações para promover saúde e fortalecer a participação popular. É falando sobre suicídio que o assunto terá visibilidade e promoverá importantes reflexões.”, afirmou Ariane.

Ainda segundo Ariane, nós vivemos em uma sociedade individualista onde a vida e a rotina corridas refletem no dia a dia das pessoas e de suas famílias. “Não temos tempo para ouvir e acolher o sofrimento dos outros, nem para buscarmos ajuda pra lidar com o nosso próprio sofrimento. Quando perguntamos a alguém “como você está?”, falamos na maioria das vezes por educação, não porque queremos realmente saber como a pessoa está. Muitas pessoas também minimizam o sofrimento e a dor do outro, menosprezam ou tentam desconversar quando alguém tenta contar os seus problemas. Afinal de contas, todos têm problemas para resolver e isso acaba distanciando as pessoas umas das outras. O que nós precisamos é de mais empatia, solidariedade e compreensão uns com os outros, deixando de lado o julgamento e o preconceito”, concluiu Ariane.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema