Itapema participa do Dia D de Mobilização da vacinação

Itapema participa do Dia D de Mobilização da vacinação

A Secretaria de Saúde juntamente com a Vigilância Epidemiológica de Itapema realizou o Dia “D” da Vacinação neste sábado (24/09) em todas as Unidades de Saúde (UBS) do município. O público algo foram crianças de 0 a menores de 15 anos. O dia “D” faz parte da campanha de multivacinação que iniciou dia 19 de Setembro e terminará na próxima sexta-feira (30/09).

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Itapema estiveram abertas para atender a população, das 8h às 17, neste dia especial de atualização das carteiras de vacinas. Pela primeira vez na campanha, as crianças de 9 e adolescentes menores de 15 anos também estiveram incluídos ao público alvo. O foco é no HPV para meninas e tri-viral, anti-tetânica para os demais adolescentes. A campanha nacional segue acontecendo em Itapema durante esta semana.

A campanha de multivacinação serve para administrar vacinas de forma seletiva e tem a duração de somente duas semanas, sendo uma oportunidade de oferecer à população alvo as vacinas da rotina, a fim de melhorar e aperfeiçoar a situação vacinal no município e nos serviços de saúde. O objetivo da campanha é resgatar os não vacinados e completar todos os esquemas de vacinação. Desde o dia 19/09 até o dia 24/09 já foram atendidas 1008 crianças nas UBS de Itapema, onde 500 delas precisaram tomar pelo menos uma vacina em atraso.

A Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Richelle Caroline dos Santos, destacou a importância do Dia “D” da Vacinação para a população. Esta campanha de multivacinação é uma oportunidade para que todas as pessoas possam garantir seu esquema vacinal atualizado. A melhor forma de prevenir qualquer doença é vacinando-se. É essencial aos que fazem parte do grupo destinado à imunização que compareçam às unidades de saúde para receberem a vacina. A campanha seguirá continuando até sexta-feira (30/09) e pedimos que os pais fiquem atentos para as vacinas que têm mais de uma dose, também para a apresentação da carteira de vacinação para que as equipes possam conferir a situação vacinal, explicou Richelle Caroline do Santos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema