BOMBINHAS – Intercâmbio Cultural Açores e Bombinhas

BOMBINHAS – Intercâmbio Cultural Açores e Bombinhas

Através de um intercâmbio cultural realizado no estado o grupo de Teatro Mensagem, vindo da Ilha do Pico nos Açores, aporta em Bombinhas nesta segunda-feira, dia 24 de outubro, para uma turnê que já contemplou Florianópolis e São Francisco do Sul. O espetáculo teatral Derivados da Salsicha, é baseado na obra do dramaturgo polaco Slwomir Mrozeck, e os artistas portugueses Rubem Ferreira, Susana Moura e Tânia Gomes trabalham com o texto genial Em alto-mar, de 1961, onde, duas mulheres e um homem tentam sobreviver numa jangada em alto-mar.

O intercâmbio Cultural Açores e Bombinhas, ainda, propicia á comunidade mais dois acontecimentos. O segundo momento é o Pirão Cultural na terça-feira, dia 25 de outubro, no restaurante Casa da Praia em Bombas, localizado à Rua Tié Sangue, 23, com Susana Moura, que aborda o tema Paisagem das vinhas e do vinho da Ilha do Pico Açores. Além da ampliação do conhecimento sobre as cidades-irmãs, o Pirão Cultural oferece uma degustação de pirão com peixe e uma apresentação artística.

O terceiro momento são as Contações de histórias que Susana Moura realiza em diversas escolas locais, na terça e quarta-feira, direcionada para as crianças e baseada na obra A Viagem do Baguinho Simão, que trata-se de uma história infantil autoral ilustrada por Fábio Vieira. O conto foi criado para falar e divulgar as paisagens das vinhas da Ilha do Pico, que são Patrimônio Mundial tombado pela Unesco. O nosso grande objetivo passava por criar um universo imaginário para a infância, mas que em simultâneo conseguisse apaixonar os leitores de todas as idades. Pretendíamos enaltecer o fato da grande parte desta paisagem ter sido feita pela mão humana e daí ter surgido uma fusão única entre o povo açoriano e a paisagem vulcânica, destaca a autora, Susana Moura.

O Grupo de Teatro Mensagem nasceu em 2006 na Vila de São Roque do Pico, na Ilha do Pico, conta com mais de 40 atuações em todo o arquipélago Açoriano e Portugal continental, e pela primeira vez chega ao Brasil, através da Direção Regional das Comunidades do Governo Regional dos Açores.

O quê: Espetáculo Derivados da Salsicha de Slwomir Mrozeck, com o Grupo de Teatro Mensagem

Onde: EEB Maria Rita Flor, rua Gaivota, 222, Bombas

Quando: 24 de outubro, às 20 horas

Entrada Livre

O quê: Pirão Cultural, com Susana Moura

Tema: Paisagem das vinhas e do vinho da Ilha do Pico Açores

Onde: Restaurante Casa da Praia, Rua Tié Sangue, 23, Bombas

Quando: 25 de outubro, às 20 horas

Entrada Libre não é necessário fazer inscrição

Fotos: Grupo de Teatro Mensagem e Luiz Felipe de Melo
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas