BOMBINHAS – Dia Mundial de luta contra AIDS desperta consciência

BOMBINHAS – Dia Mundial de luta contra AIDS desperta consciência

A Secretaria de Saúde de Bombinhas vem realizando semanalmente nas unidades de saúde o teste rápido para HIV, o objetivo é trazer ao conhecimento do paciente e de seu médico a informação o mais breve possível para início do tratamento. No mundo todo, a luta contra a Aids tenta aumentar a compreensão sobre a pandemia e promover educação em saúde sobre a doença. Para isso o dia 1 de dezembro foi instituído como o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

A doença causa deficiência no sistema imunológico, associada com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV Human Immunodeficiency Virus, provocando aumento na susceptibilidade a infecções oportunísticas e câncer. O vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno, durante o parto, relações sexuais homo ou heterossexuais, compartilhamento de seringas e instrumentos perfurantes não esterilizados.

Sem o uso da camisinha nas relações sexuais o indivíduo podem transmitir além da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de hepatite. Nas unidades de saúde, qualquer pessoa pode ter acesso a camisinhas de forma totalmente gratuita.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas