Município de Itapema recebe sua primeira fiscalização no sistema de saneamento básico

Município de Itapema recebe sua primeira fiscalização no sistema de saneamento básico

O Município de Itapema agora passa a ter seus serviços de saneamento básico fiscalizados pela Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc). Após convênio celebrado com a Agência de Regulação em janeiro deste ano, os serviços prestados pela CONASA – Companhia de Águas de Itapema, concessionária contratada do município, a equipe técnica da Aresc iniciou as atividades fiscalizatórias. As primeiras ações aconteceram entre os dias 17 a 20/04 em todas as unidades do Sistema de Abastecimento de Água e do Sistema de Esgotamento Sanitário do município.

Isso vai contribuir muito com o município, pois a regulação e fiscalização asseguram a prestação do serviço de saneamento básico de qualidade à população de Itapema.

Para o início das atividades de fiscalização, a equipe técnica da Aresc realizou coletas de amostras de água para análise laboratorial em 25 pontos do Sistema de Abastecimento de Água, entre eles: 5 captações de água bruta, 5 ETAs – Estação de Tratamento de Água, 6 reservatórios, 9 pontos de distribuição de água. Também foram coletadas amostras de efluentes bruto e tratado pela ETE- Estação de Tratamento de Esgoto. Foi analisado também durante vistoria, demais aspectos operacionais no escritório administrativo da companhia, em estações elevatórias de esgoto e em estações de recalque de água.

Vale ressaltar que a Aresc possui um sistema de Ouvidoria para que o usuário possa registrar algum tipo de irregularidade ou problema através do 0800 643 2611 ou ouvidoria@aresc.sc.gov.br.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema