BOMBINHAS – Semana Municipal do Livro proporciona aprendizado por meio da ludicidade e encatamento

BOMBINHAS – Semana Municipal do Livro proporciona aprendizado por meio da ludicidade e encatamento

A Semana do Livro Infantil em Bombinhas, realizada pela Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa, de 17 a 20 de abril, encerrou as atividades com o 1 Literanique na Casa de Cultura Piana do Crivo, nesta quinta-feira, 20. A ideia era levar as crianças para Praça do Pescador e realizar um piquenique literário, inviabilizado pela chuva, dessa forma o acontecimento se deu na Casa de Cultura e agregou muita diversão e terminou com uma ciranda de rodas.

Passaram durante a semana 254 crianças de diversas unidades escolares, de quatro e cinco anos, que tiveram contação de histórias, pintura, penduraram versos no varal da poesia, visitaram a Biblioteca e assistiram curtas literário. Especificamente no dia do livro infantil, em 18 de abril, a atriz Sandra Baron apresentou a peça Ana Cigana, aliás a atriz realizou, também em comemoração a esse dia, mais duas apresentações do espetáculo: no Shopping Punta Blu no início da tarde para alunos da EEB Maria Rita Flor, e das EBMs Pequeno Príncipe e Manoel Eduardo Mafra, e no período noturno para alunos da EEB Maria Rita Flor.

A auxiliar de biblioteca, Deise Cristina De Melo Souza destaca que a união e o empenho da equipe da FMC para que a Semana acontecesse da melhor forma possível foi muito grande e, dessa forma, fortaleceu e empolgou ainda os envolvidos.Foi uma semana encantadora pra todos nós, recebê-los aqui na casa de Cultura, vivenciar o fascínio que a literatura infantil propicia. E teve também o processo do Fórum que foi bastante gratificante, Deise se refere ao Fórum do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, realizado na quarta-feira, 19 de abril, junto a programação da Semana do livro Infantil.

A coordenadora pedagógica da Escola Básica Municipal Pequeno Príncipe, Regiane dos Santos de Mello, explica que essas vivências são fundamentais porque oportunizam que a educação infantil se aproprie do mundo literário: eles podem ter mais contato com o mundo literário, para o conhecimento, para o lazer, enfim para o mundo deles, ampliam seus horizontes.

A semana foi tão produtiva e gratificante que a equipe da Biblioteca Cruz e Sousa promete mais Literaniques no decorrer do ano.

Fotos: Nívea Maria da Silva Bücker – Patricia Vilma Pinheiro da Silva – Deise Cristina de Melo de Souza – Márcia Cristina Ferreira
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas