PORTO BELO – Porto Belo entrega relatório à alfândega da Receita Federal

PORTO BELO – Porto Belo entrega relatório à alfândega da Receita Federal

Capital Catarinense dos Transatlânticos apresenta impacto econômico do receptivo em toda a região.

O Município de Porto Belo, através da Fundação Municipal de Turismo deu um passo importante no processo de alfandegamento para o Píer Turístico, que recebe navios de cruzeiros na cidade. Atendendo uma orientação da própria Receita Federal, foi entregue nesta quinta-feira (27), na sede da Alfândega em Itajaí, um relatório apresentando o impacto econômico do receptivo de navios.

Representando o prefeito do Município Emerson Stein, o vice-prefeito de Porto Belo professor Elias Cabral, acompanhado da presidente da Fundação Municipal de Turismo Zene Drodowski, entregaram em mãos o relatório ao inspetor chefe da Receita Federal do Brasil do Porto de Itajaí Klebs Garcia Peixoto Junior.

O relatório apresenta dados importantes sobre o giro na economia proporcionado em toda a região, através das atracações no IPtur em Porto Belo, que recebe navios há 19 anos. Com a falta do alfandegamento, 21 navios deixaram de atracar em Porto Belo na temporada 2016/2017. De acordo com levantamento realizado, aproximadamente R$ 30 milhões deixaram de ser arrecadados em toda a região. O cálculo é baseado no estudo apresentado pela CLIA ABREMAR – Cruise Lines Internacional Association, maior associação da indústria de navios do mundo, que levantou através de pesquisas que cada turista gasta em média R$ 466,49 por dia na região onde desembarca.

Entidades e associações da região colaboraram com o relatório manifestando através de carta o apoio na luta pelo alfandegamento, a Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros do Brasil, Associação de Artesãos e Artistas Plásticos de Porto Belo AAAPPB, Associação de Artesãos Mulheres que Criam AAMC, Associação dos Taxistas Autônomos de Veículos de Passageiros de Porto Belo, Associação dos Pescadores do Trapiche de Porto Belo, Associação Vila de Porto Belo, Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Belo CDL, Associação Empresarial de Bombinhas AEMB, Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar CITMAR, Associação Náutica ACATMAR, Grupo Técnico de Trabalho de Turismo Náutico GTT, Itaships Agenciamento e Assessoria em Comércio Exterior e CR Agência Marítima LTDA ME.

O Município de Porto Belo é pioneiro na legislação portuária, por ser a primeira instalação portuária de turismo do Brasil.

De acordo com a presidente da Fundação de Turismo Zene Drodowski, alcançar o alfandegamento é o maior objetivo da Fundação de Turismo atualmente, pois implicará numa melhora significativa no desenvolvimento econômico do município, aumentando a geração de empregos, renda e riqueza para os munícipes e região.

O prefeito de Porto Belo Emerson Stein, garante que a Administração está atuando de forma enfática para que o objetivo seja alcançado. “Nós não mediremos esforços para conquistar o tão esperado alfandegamento. Nossa equipe está focada na busca pelo melhor para Porto Belo e estamos realizando ações concretas, baseadas em dados recolhidos dentro dos 19 anos de receptivo. A entrega do relatório é sem dúvidas um passo importante, para que a Receita Federal possa ter ideia do impacto econômico que nosso receptivo gera em toda a região” – destaca o prefeito.

Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo