AEMB Mulher promove visita técnica ao Projeto PESCAR

AEMB Mulher promove visita técnica ao Projeto PESCAR

Visita

Uma representação do Núcleo da Mulher Empresária de Bombinhas, mais colaboradoras de Porto Belo, esteve na unidade do projeto social PESCAR de Florianópolis, para uma visita técnica que visa a implementação do projeto na cidade de Bombinhas. A visita ocorreu na manhã do dia dia 23 de maio, e durante algumas horas a comitiva pode conhecer o excelente trabalho de formação, que acontece junto as instalações da AEMFLO / CDL em São José/SC. A unidade funciona desde 2011, com um retrospecto muito positivo na formação de jovens para o mercado de trabalho, com histórico 98% de frequência média, 61 jovens egressos e 100% de empregabilidade.

O PESCAR

O projeto Pescar promove oportunidades de desenvolvimento pessoal, cidadania e iniciação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio de parcerias com empresas e organizações, sendo a maior e mais completa rede colaborativa para a transformação de jovens em vulnerabilidade social no país.

Iniciou em 1976, quando o empresário Geraldo Linck (1927-1998) presenciou um menino assaltando um idoso e, chocado ao ver a agilidade e o vigor do jovem contra a fragilidade da vitima, e iInspirado pelo provérbio chinês Se quiseres matar a fome de alguém dá-lhe um peixe. Mas, se quiseres que ele nunca mais passe fome, ensina-o a pescar, Linck abriu as portas da sua empresa para que 15 jovens em vulnerabilidade social, aprendessem uma profissão. Ele montou uma sala e ensinou o curso de Mecânica Automotiva, para jovens selecionados nas comunidades do entorno da Linck S. A. Estava criada a primeira Unidade Projeto Pescar, na época Escola Técnica Linck, hoje Fundação Pescar com unidades espalhadas pelo Brasil e outros países.

Dados

No Programa Jovem Aprendiz Pescar, dos 2.150 Jovens atendidos, 1.166 foram cotizados em vagas de emprego, e o impacto financeiro anual chegou a R$ 5.982.496,00. Esse recurso foi um reforço importante na renda, pois mesmo no cenário de desemprego, que chegou a 19,2 milhões de demissões (Dados IBGE 2015) e ao corte de 1,5 milhão de vagas, os jovens do Pescar conseguiram manter a carteira de trabalho assinada.

Apoio

Para realizar suas ações, a Fundação Pescar conta com mantenedores Institucionais que compartilham a missão da fundação e são importantes aliados na ampliação e consolidação do Programa Social Pescar, aumentando as possibilidades de inclusão dos jovens em situação de vulnerabilidade social, no mundo do trabalho. Empresas como Gerdau, Renner, Volvo e Unimed, além de mais de 140 empresas de médio e grande porte do país encontram-se entre os apoiadores do projeto, que também desenvolve parcerias com o setor público.

Implantação em Bombinhas

“A essência do projeto é a transformação de jovens em situação de vulnerabilidade social, o que na visita conseguimos ver acontecendo plenamente com os alunos de São José, foi emocionante”, comenta Leonor Aguzzoli, nucleada AEMB Bombinhas e uma das incentivadoras do projeto. “Agora o próximo passo é articularmos o apoio e a estrutura necessária para seu funcionamento na nossa cidade”, completa.

Fotos: AEMB Mulher
Fonte: AEMB Mulher