BOMBINHAS – A Mariana e A Benzedeira da Ilha

BOMBINHAS – A Mariana e A Benzedeira da Ilha

A Cia Sandra Baron foi selecionada para 2 Feira de Teatro de Bonecos e Formas Animadas de Portugal, que se realizará no Município de Fafe nos dias 28,29 e 30 de junho de 2017, com o espetáculo A Mariana e a Benzedeira da Ilha(Prêmio Elisabete Anderle 2015). A Cia representará Bombinhas, cidade origem do espetáculo, e Santa Catarina, neste evento internacional. São 25 companhias selecionadas a partir de 150 inscrições vindas de diferentes países.

O espetáculo selecionado é uma montagem teatral inspirada no universo bruxólico dos contos populares litorâneos de Santa Catarina de origem açoriana, e mergulha no tema das Bruxas e Benzedeiras. A concepção deu-se a partir de uma pesquisa da cultura açoriana realizada no Ponto de Memória Engenho do Sertão em Bombinhas, em 2014, que gerou a personagem de formas animadas “Ana Francisca”, mais conhecida por todos como “Vó”.

Segundo Sandra Baron, as expectativas para o evento são muito boas. “Devido a relação da personagem do espetáculo que tem “origem” portuguesa, existe uma grande expectativa do encontro com o público local, além da troca de experiências com outros espetáculos, cias, e programadores. ”

A feira, muito além de funcionar como plataforma internacional de promoção de espetáculos, atraindo produtores culturais de todo mundo, traz um encontro de diferentes culturas e tradições, com seus mestres e expressões, linguagens e estética. Tudo isso contribui para que grupos de teatro encontrem novos circuitos de trabalho durante o evento.

No mês de junho, a Cia realiza apresentação inédita em Bombinhas do espetáculo “A Mariana e a Benzedeira da Ilha”, nos dias 18 e 19 de junho, às 19h, no auditório do Eeb Maria Rita Flor, de forma gratuita, com indicação para maiores de 10 anos. É a chance da comunidade ver o projeto que teve sua pesquisa realizada com tanto carinho na península. Além disso, com o objetivo de promover ainda mais a nossa cultura no exterior, a Cia esta promovendo atividades adicionais durante sua viagem a Portugal como intercâmbios e apresentações, e para esse fim estará organizando alguns eventos e campanhas de colaboração. Veja mais informações no site http://ciasandrabaron.com.br/index.php/espetaculos-adultos/a-mariana-e-a-benzedeira-da-ilha/benzedeiraemportugal

Curiosidades sobre Fafe: a pequena e charmosa cidade histórica do norte de Portugal possui 55.000 habitantes, e também é conhecida como “Fafe dos Brasileiros”, devido a bela arquitetura de muitas casas que guardam as memórias das famílias de Brasileiros que voltaram a suas origens em Portugal, depois
de passarem gerações vivendo no Brasil. Assim, quando retornaram a cidade de Fafe, no começo do século passado, construíram casas semelhantes as do Brasil, muitas vezes com exóticos jardins tropicais, e trouxeram os costumes culturais que assimilaram na rica colônia com ares europeus, como peças de teatro, saraus musicais e de poesia, entre outros.

O quê?

Apresentações do espetáculo “A Mariana e a Benzedeira da lha” em Bombinhas, comemorativas da seleção do Festival em Fafe, Portugal

Quando?

Dias 18 e 19 de Junho, as 19h

Onde?

Audiório do Eeb Maria Rita Flor – Bombinhas

Quanto?

Gratuito, indicado maiores de dez anos

Teaser:

http://ciasandrabaron.com.br/index.php/espetaculos-adultos/a-mariana-e-a-benzedeira-da-ilha/teaser-benzedeira

Fonte: Cia Sandra Baron