PORTO BELO – Palestra esclarece impetigo em Porto Belo

PORTO BELO – Palestra esclarece impetigo em Porto Belo

A Administração Municipal de Porto Belo através da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira (27) um reuniões com pais dos alunos matriculados no Núcleo de Desenvolvimento Infantil Lauro Prado para esclarecer sobre o impetigo e demais doenças transmitidas através do contato entre as crianças. A Unidade escolar precisou ser fechada na segunda-feira, quando passou por uma limpeza geral, após diversos casos de suposto impetigo surgirem entre os alunos.

Os pais puderam ouvir esclarecimentos do médico Leandro Acutu, que atua na Unidade Básica de Saúde do bairro Vila Nova e da coordenadora da Vigilância Epidemiológica Patrícia de Araújo. A secretária municipal de Educação Rosane Grauppe também esteve na reunião conversando com os familiares, juntamente da coordenadora de Educação Infantil Núbia Cevelin e representantes do Conselho Tutelar. A orientação é que as crianças que estejam com a bactéria procurem o médico e tratem da infecção em casa, evitando assim que a bactéria passe para os colegas de sala.

O impetigo é uma infecção bacteriana, que atinge as camadas superficiais da pele, comum em crianças. O contágio se dá quando a criança é exposta à outras pessoas com a mesma bactéria, ou compartilha itens de pessoas infectadas. Além da higienização do local, é importante também que as crianças estejam afastadas de outras, para que possam se tratar, ou para evitar novos contágios.

A secretária de Educação Rosane Grauppe destaca que o encontro foi uma oportunidade de os familiares tirarem dúvidas e ficarem tranquilos em relação à doença. “Tivemos a preocupação de fechar a Unidade Escolar para realizar a limpeza geral, não apenas do ambiente mas de todos os brinquedos e objetos de uso das crianças. É importante a colaboração e consciência dos pais para que percebam os sintomas e tratem dos filhos em casa, evitando assim que a bactéria novamente se alastre” – destaca.

Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo