PORTO BELO – Porto Belo realiza Concurso de Culinária na Rede Municipal de Ensino

PORTO BELO – Porto Belo realiza Concurso de Culinária na Rede Municipal de Ensino

Buscando promover a interação entre as Unidades Escolares do Município e a pesquisa por novas receitas, a Secretaria Municipal de Educação de Porto Belo promoveu nos dias 24, 25 e 26 de julho mais uma edição do Concurso de Culinária, que este ano buscou desenvolver receitas para alunos com diferentes restrições alimentares.

Todos os responsáveis pelas cozinhas das Escolas Municipais e Núcleos de Desenvolvimento Infantil participantes foram divididos em dois grupos que apresentaram suas receitas nos dias 24 e 25 de julho, os selecionados prepararam novos pratos para a final que ocorreu nesta quarta-feira (26). Para a final da competição todas as equipes precisaram preparar duas receitas, uma de macarronada de frutos do mar e uma sobremesa com frutas flambadas.

Em terceiro lugar foi classificada a Escola Básica Municipal Olinda Peixoto, com os profissionais Adriana Torquato e Leopoldino Salvador Soares. O segundo lugar ficou com a Escola Municipal Catarina Benedita Guerreiro, com Maria Cristina Wolf e Denize Elizama. Em primeiro lugar ficou o Centro Educacional Alda Furtado com os profissionais Doroteia Benta Santos, Roseli Rosa Bento Pereira e Osvaldo Luiz Pereira Nunes.

A participantes Doroteia Benta Santos, foi uma satisfação poder participar do evento. Ela e o grupo foram classificados para a final com a receita de lasanha de abobrinha e ficaram satisfeitos com o resultado, além de animadas para a competição do próximo ano.

Classificada como segundo lugar, Denize Elizama diz que também não esperava a classificação, ela destaca que já participou em cinco edições e as equipes em que participou sempre se empenharam muito mas nunca haviam obtido bons resultados. “Esse ano teve o diferencial importante de termos que produzir receitas para crianças que tem restrições. Nosso aluno têm intolerância ao glúten e realizamos uma série de pesquisas para preparar algo saboroso. Como trabalhamos na escola, sempre haverão crianças com diferentes necessidades e precisamos estar preparadas para isso” – diz. O grupo preparou como primeira receita, uma pizza com massa de arroz.

O concurso foi organizado e acompanhado pelas nutricionistas Juçara Jaques e Mariane Souza de Liz, que já realizam outros trabalhos com os cozinheiros e cozinheiras durante o ano. O prefeito do Município Emerson Stein, o vice-prefeito professor Elias Cabral e a secretária de Educação Rosane Grauppe participaram do evento como jurados. Para o prefeito, o mais importante é a pesquisa, a preocupação em atender as necessidades dos alunos e a interação entre os profissionais das diferentes Unidades Escolares, que acabam trocando experiência entre si.

Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo