Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais será com atividades em Itapema

Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais será com atividades em Itapema

Nesta sexta-feira (28/07) é o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais e a Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social, realizará atividades especiais ao longo de todo o dia. O objetivo alertar à população sobre a doença dando ênfase à prevenção, diagnóstico e tratamento.

Das 9h às 16h em todas as Unidades Básica de Saúde (UBS) inclusive no Centro de Orientação e Assistência Sorológica de Itapema (COASI) será possível realizar testes rápidos para hepatites B e C, teste para sífilis e HIV e aconselhamento. A vacinação para hepatite B poderá ser realizada nas UBS. A hepatite C é a que mais atinge a população em Itapema. Estamos realizando desde janeiro os testes rápido em todas as UBS para a população em geral, frisou a Coordenadora do COASI, Enfermeira Kátia Mariani Kátia. Muitas pessoas não sabem que têm a doença, pois esta demora a se manifestar, completou.

Kátia Mariani lembra que garantir instrumentos esterilizados na manicure é uma forma de evitar o contágio. Todos os instrumentos de manicure, mesmo o palitinho, se tiver sangue na cutícula podem contaminar o cliente. O ideal é que o material seja de uso próprio, no caso das tatuagens, tanto a tinta como a agulha devem ser descartáveis ou esterilizadas para uso de mais de uma pessoa, bem como: Escovas de dente, aparelho de barbear, brincos, entre outros acessórios pessoais, não devem ser compartilhados, pois também podem ser transmissores da doença, finalizou.

Mais informações sobre o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais no Centro de Orientação e Assistência Sorológica de Itapema (COASI) que fica localizado na Avenida Governador Celso Ramos, 534. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone de contato é o (47) 3267-1538.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema