Programa de Prevenção e Reabilitação do AVC discute cuidados com pacientes em Itapema

O grupo de cuidadores do Programa de Prevenção e Reabilitação do Acidente Vascular Cerebral (AVC) de Itapema promoveu uma reunião na segunda-feira (11), no Centro de Referência Especializado em Saúde (CERES). O encontro teve a participação de familiares dos pacientes e também de especialistas, que fazem parte do programa, como fonoaudiólogas, nutricionistas, psicólogos e terapeutas.

No encontro foram abordados assuntos referentes ao cuidado com pessoas com seqüelas decorrentes de AVC, como melhora nutricional, instruções para o aumento da independência em atividades de vida diária, comunicação, manuseio e depressão dos pacientes com AVC, além da importância da manutenção da saúde do cuidador.

As atividades do Programa de Prevenção e Reabilitação do AVC são abertas a comunidade e acontecem semanalmente, nas segundas-feiras à tarde, no Centro de Referência Especializado em Saúde (CERES), localizado no Centro de Itapema.

Programa de Prevenção e Reabilitação do AVC em Itapema

O programa de acompanhamento de pacientes que sofreram AVC foi instituído em Julho de 2010 no município, pela Prefeitura de Itapema, através da Secretaria de Saúde. A iniciativa surgiu a partir da necessidade de oferecer reabilitação integral aos pacientes, facilitar a integralidade entre as especialidades, o acesso facilitado dos pacientes ao programa de atendimento e oferecer informação à população sobre a doença. Para entrada no Programa, os pacientes realizam uma triagem inicial com a enfermeira da Unidade Básica de Saúde, que faz o encaminhamento para uma avaliação neurológica e para acompanhamento no Programa.

Mais informações com a Coordenadora do Programa de Prevenção e Reabilitação do AVC, Edinéia Sestrem, pelo telefone (47) 3368-3704.