Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de avaliação nutricional

Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de avaliação nutricional

Desde o primeiro semestre do ano letivo os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Itapema estão participando de uma análise da condição nutricional. O trabalho é uma parceria entre a Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Educação e Esporte, e a Faculdade Porto das Águas (FAPAG).

As visitas são realizadas pelos acadêmicos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física e a análise, que segue os padrões da Organização Mundial da Saúde, tem como objetivo verificar os índices de magreza, eutrofia, sobrepeso e obesidade bem como o risco cardíaco a partir do perímetro da cintura.

Os dados também vão auxiliar o Departamento de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação e Esporte na elaboração do perfil nutricional dos estudantes de Itapema. Para isso, são coletados peso e altura dos estudantes, além de perímetro e circunferência abdominal e comparados com a idade do aluno.

Nesta quinta-feira (17/08), foi a vez dos estudantes da Escola Luiz Francisco Vieira receber a equipe coordenada pela pesquisadora Zilá Gomes de Moraes Flores. Nós já realizamos esta pesquisa em outros municípios da região e estamos muito felizes com a receptividade dos alunos de Itapema, afirma Zilá.

Todos os alunos da Rede deverão ter seus dados coletados, desde a Educação Infantil até o EJA. Os alunos que não estiverem dentro do perfil nutricional adequado para sua idade, terão seus responsáveis informados da situação

Além disso, a partir do perfil nutricional traçado pela pesquisa, o Departamento de Nutrição Escolar poderá fazer alterações nos cardápios escolares. De acordo com as necessidades de cada escola poderemos adaptar os cardápios. Se houver necessidade, iremos também fazer algumas interações com os pais e responsáveis dos estudantes. Essa é uma parceria muito bacana, pois devido a grande quantidade de estudantes da Rede Municipal de Ensino, traçar o perfil de cada aluno exige uma grande quantidade de profissionais e uma padronização das informações colhidas explica Ana Carolina Galvan.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema