Cerimônia marca abertura oficial do PNAIC 2017

Cerimônia marca abertura oficial do PNAIC 2017

A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Educação e Esporte, realizou na noite desta quinta-feira (05/10) a abertura oficial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2017. A adesão ao programa reafirma o comprometimento em garantir a alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o final do 3 ano do ensino fundamental.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um programa assumido pelos governos federal, do distrito federal, dos estados e dos municípios, desde 2012. Este ano, por indicação do Governo Federal ele foi novamente aderido pelas cidades. A proposta prevê formação continuada em até 100 horas para os professores e acompanhamento do desenvolvimento das crianças.

A cerimônia de abertura oficial do PNAIC 2017 contou com a apresentação do Coral da Casa de Caridade Madre Teresa de Calcutá e do teatro realizado pela professoras do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ilhota. Também foram apresentadas as novas formadoras locais Márcia Valéria Morosov, Daniele Danusa Dias Gonçalves e Denise Maria Mateus que acompanharam o trabalho dos professores.

Outro momento especial e de reflexão foram as palestras. A professora Maira Kelling Machado falou sobre as Concepções subjacentes a Formação do Pnaic: criança e infância; alfabetização e letramento e o professor Claudinei Schimanko fez uma reflexão sobre a matemática dentro das ações do PNAIC.

A formação continuada de professores vem assumindo papel central nas propostas de mudanças educacionais, propostas estas elencadas por gestores educacionais, isso se deve em razão de que a escola deixou de ser vista como um simples espaço de trabalho docente, mas como uma organização complexa, ou seja, um espaço primordial para a estruturação do conhecimento sobre o ensino dos professores, como também, para seu desenvolvimento profissional, pessoal e institucional, destacou a Secretária de Educação e Esporte, Alessandra Simas Ghiotto.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema