Profissionais da educação conhecem produção das farinhas funcionais

Profissionais da educação conhecem produção das farinhas funcionais

A merenda escolar na Rede Municipal de Ensino de Itapema conta com as chamadas farinhas funcionais. E para conhecer mais os benefícios deste alimento e capacitar as merendeiras, uma visita técnica promovida pela Secretaria de Educação e Esporte foi realizada no sitio Flora BioAtiva que fornece o alimento para as escolas.

O sitio Flora BioAtiva fornece para a alimentação escolar do município farinhas de tupinambor e Ora-pro-nobis (alimentos Nutracêuticos) além de Hortaliças Orgânicas. A proprietária apresentou um breve histórico do sitio e foi realizada uma visita a campo, conhecendo as plantas e as propriedades e benefícios de cada uma.

Além das merendeiras também participaram da visita as nutricionistas Ana Carolina Galvan e Michele G. Casagrande Colossi, representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), representantes da Secretaria de Educação e Esporte e a Secretária de Educação Alessandra S. Ghiotto.

As Farinhas de Tupinambor e Ora-pro-nobis são ricas em proteínas, em vitaminas (vitamina A, C e do complexo B), em minerais (principalmente ferro e fósforo) e em fibras (incluindo a inulina que é um pré-biótico). Elas auxiliam no bom funcionamento intestinal e aumentam a imunidade. Previnem tumores e diabetes e diminuem o colesterol ruim.

Hoje as merendeiras aprenderam mais sobre importância e benefícios das farinhas para a manutenção e promoção da saúde das crianças e como utilizara de forma correta estes alimentos proporcionando uma alimentação mais saudável nas escolas, destacou a nutricionista, Ana Carolina Galvan.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema