Itapema conclui Plano de Fortalecimento Institucional da Gestão Pública do Turismo no município

Mais de 500 páginas compõem o Plano de Fortalecimento Institucional da Gestão Pública do Turismo de Itapema, que foi encaminhado na quarta-feira (15) para validação do Ministério do Turismo. O documento é resultado de um ano de trabalho em oficinas de mobilização do Trade Turístico, nas quais foram realizados diagnósticos da gestão local, traçadas estratégicas e planos de ação para os próximos anos. A intenção é orientar o desenvolvimento sustentável da atividade turística em Itapema. O município é o segundo da região a contar com esse Plano, que conta com recursos do Governo Federal.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, André Gobbo, explica que a elaboração do Plano demonstra os fatores positivos da cidade, além de apontar o que deve ser melhorado nos próximos anos. Gobbo ainda afirma que cabe agora articular para a realização do planejado, projetos e ações que visem a melhoria do turismo no município, assim como o desenvolvimento sustentável local. Esta foi a primeira vez, em 50 anos de gestão, que Governo Municipal e comunidade sentaram para discutir a realidade e as necessidades locais, tratando o turismo local de maneira profissional e o entendendo não apenas como uma fonte de renda mas também como uma atividade mobilizadora de outros segmentos econômicos, completa.

Conteúdo

O Plano mostra que o Governo Municipal investiu na construção de novos equipamentos turísticos e na divulgação de Itapema no país e no exterior. Porém, como consta na avaliação, a sazonalidade ainda é um dos agravantes do turismo, já que a baixa temporada registra ociosidade de alguns equipamentos, especialmente de hospedagem.

No documento também estão as principais estratégias a serem executadas pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, agora e nos próximos anos. Dentre elas estão a elaboração do Planejamento Estratégico, a regulamentação do Conselho Municipal de Turismo, a estruturação de atividades náuticas (surf, aventura e da produção associada ao turismo), a implantação de um sistema de normas, regulações e indicadores da qualidade dos serviços turísticos locais, além do estabelecimento de parcerias para a promoção e capacitação para o atendimento ao turista.

Mais informações com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, André Gobbo, pelo telefone (47) 3267-1593 ou pelo e-mail gobbo@itapema.sc.gov.br.