Bandeira venezuelana substitui a paraguaia na Praça do Mercosul em Itapema

O Grupo de Alto Nível da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) ratificou na terça (14) a suspensão temporária do Paraguai. A decisão foi anunciada após um período de análises feitas a partir de relatórios específicos enviados pelas 11 embaixadas dos países que integram o grupo. O Paraguai foi suspenso da Unasul em 29 de junho, após o impeachment de Fernando Lugo na presidência do país.
Diante da ratificação da suspensão, Itapema providenciou a retirada da bandeira do país vizinho que, desde a data do impeachment do presidente Lugo, estava hasteada a meio mastro na Praça do Mercosul. O Governo Municipal hasteou na quinta-feira (16) a bandeira do mais novo membro do Mercosul, a Venezuela, que passou a fazer parte do bloco em 31 de julho.

Referendo

O presidente do Paraguai, Federico Franco, quer promover um referendo para que a sociedade decida se o país deve permanecer no Mercosul. O referendo pode ocorrer em abril de 2013 durante as eleições majoritárias. O Paraguai foi suspenso do bloco em junho, depois que os líderes sul-americanos levantaram dúvidas sobre a destituição do então presidente Fernando Lugo do poder.

Mais informações com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, André Gobbo, pelo telefone (47) 3267-1593 ou pelo e-mail gobbo@itapema.sc.gov.br.