Itapema é uma das 100 cidades mais digitais do Brasil

Itapema está pelo segundo ano consecutivo na lista das cidades com melhor uso de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) no Brasil. A informação foi divulgada na edição n 9 da revista Wireless Mundi, como parte do Índice Brasil de Cidades Digitais. A pesquisa evidencia a evolução digital que o município teve de 313 pontos em 2011 para 324 pontos em 2012, deixando Itapema na 3 colocação catarinense e na 36 nacional.

Estrutura digital pública

Todas as unidades da administração municipal de Itapema estão informatizadas e integradas em uma grande rede. Todos os sistemas trocam informações entre si, com exceção dos sistemas de saúde que usam o cadastro do Governo Federal. A equipe do Departamento de Informática criou e administra mais de 80 softwares para a gestão pública municipal.

A Prefeitura de Itapema ainda oferece diversos serviços online, como emissão de taxas e impostos (alvará, ISS, IPTU), emissão de certidões negativas, registro de empresa e download de editais, informações sobre concursos e processos seletivos acessíveis do conforto da casa de casa munícipe.

Há oito pontos espalhados pelo município, para contribuir ao acesso público gratuito à internet. Além disso, quatro telecentros comunitários, com 25 computadores cada, e 16 escolas municipais ajudam a população a ficar conectados.

A Prefeitura de Itapema também equipou 345 educadores da Rede Municipal com netbooks, um equipamento tecnológico individual que auxilia os educadores do processo de acompanhamento e transmissão de conhecimento. Além de contribuir com a qualificação pedagógica, os aparelhos também possibilitam a agilidade no acesso ao conhecimento e ampliam a capacidade de organização e planejamento dos professores.

O Governo Municipal investiu em novos equipamentos para toda a administração pública. Em 2006 os servidores contavam com 326 computadores, que não estavam integrados em rede. Hoje são 1454 equipamentos eletrônicos interligados, agilizando assim os processos.

Cidade Digital

O termo Cidade Digital pode ser entendido como o conjunto de experiências e projetos governamentais, privados e/ou da sociedade civil, que relacionam cidades e novas tecnologias de comunicação. A intenção é criar uma representação na web de um determinado lugar, como um portal de informações gerais e serviços, comunidades virtuais e representação política, para oferecer uma plataforma de interação aos cidadãos.

O Índice Brasil de Cidades Digitais é um trabalho organizado pela Momento Editorial, que publica as revistas Wireless Mundi e ARede, em parceria com a CPqD, instituição independente que desenvolve soluções nas áreas de telecomunicações, financeira, energia elétrica, industrial, corporativa e administração pública.

O trabalho tem como base a metodologia criada pelo CPqD para a avaliação do grau de digitalização dos municípios, que leva em conta critérios divididos em nove categorias – entre elas, presença de equipamentos primários, acesso público à internet, cobertura geográfica, acessibilidade, usabilidade e inteligibilidade, banda e serviços públicos e privados.

Mais informações com o assessor Especial de Gestão Administrativa, Ricardo Alexandre Nunes Pereira, pelo telefone (47) 3268-8080 ou pelo e-mail ricardo@itapema.sc.gov.br.