BOMBINHAS – Bailado Gaúcho faz sucesso no Cultura na Rua

BOMBINHAS – Bailado Gaúcho faz sucesso no Cultura na Rua

Na noite desta quinta-feira, 18 de janeiro, o Cultura na Rua trouxe uma atração diferenciada na Feirinha de Artesanato de Bombas, o grupo de dança gauchesca Compasso Gaúcho, de Balneário Camboriú, que apresentou quatro ritmos do bailado da tradição gaúcha e algumas canções ao vivo. O grupo formado por 40 integrantes, proporcionou um deleite aos olhos e provou que a tradição é repassada de geração a geração, pois, um dos integrantes da tocata é o pequeno Bentinho da Conceição Neto, tocador de gaita, de apenas 10 anos.

Com a trégua da chuva, a noite tranquila, levou a arena improvisada muitos visitantes e também moradores que assistiram a tudo encantados. O grupo Compasso Gaúcho foi criado em 2004, idealizado pelo patrão Flávio Rocha Henckemaier e acumula uma larga experiência tanto em apresentações, quanto em cursos de dança.

Um dos integrantes da tocata, o violonista Douglas Rodrigo Marchesan Dal Medico, resume o sentimento do grupo em participar de mais uma apresentação em Bombinhas: é uma sensação única e muito gratificante, pelo fato da cultura local dar o espaço e valorizar as tradições culturais, e valores culturais, que são muito presentes em nossa região, o grupo se apresentou em julho do ano passado no Balaio Cultural.

Mas tem bombinense da gema no grupo também, Daniel Bardini e a esposa Fernanda, ele de tronco familiar tradicional do bairro Centro, formam um dos 10 pares que realizaram a apresentação bombinense. Comecei na dança gauchesca por causa da esposa, foi ela que me puxou, comecei acompanhando e peguei o gosto. E estamos representando os gaúchos que frequentam nossas praias, comenta Daniel.

O Cultura na Rua é realizado pela Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas e esta edição teve a parceria da Associação de Artesãos Costa Esmeralda. A programação acontece todas as quintas-feiras, às 21 horas, de forma itinerante nos bairros de Bombas, Canto Grande e Centro., o próximo será no dia 25 de janeiro na Feirinha de Artesanato do Centro, rua Parati, quadra da praia.

Fotos: Márcia Cristina Ferreira
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas