Itapema sedia final e disputa título do Campeonato Catarinense de Rugby Série B

A etapa final do Campeonato Catarinense de Rugby Série B acontece em Itapema no sábado (1 de setembro). Os jogos acontecem no campo do Sociedade Esportiva Itapema (SEI), no bairro Areal (próximo ao Ginásio Municipal de Esportes) a partir das 15h. Os itapemenses do Tapera Rugby Club da categoria adulto masculino disputam o título e estão invictos na competição por pontos corridos, com cinco vitórias em cinco partidas nas duas etapas já realizadas.
Mais cedo, no mesmo dia e local, acontece o Torneio de Rugby Juvenil a partir das 9h, com a participação de outras equipes do Tapera Rugby Club em três categorias: masculino 16, masculino 18 e feminino.

O treinador da equipe de Itapema, Rafael Schonardie, está confiante, pois o Tapera Rugby Club chega à final do campeonato invicto e com o maior número de pontos acumulados (são oito de vantagem em relação ao segundo colocado). Ele explica que o time chega muito forte e motivado pelas vitórias anteriores. Quero convidar a todos para prestigiar este momento único, onde uma equipe itapemense tem a grande possibilidade de levantar a taça de campeã do Rugby, completa.

Incentivo

A modalidade começou a receber o apoio do Governo Municipal em agosto de 2011 e é uma das 25 oferecidas nas escolinha esportivas mantidas pela Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer.

Parece futebol americano, mas não é

Uma partida de rugby é composta por duas equipes com 15 atletas, em que os jogadores marcam pontos conduzindo a bola com as mãos até o final do campo adversário, na chamada área de in goal. Outra opção é chutar a bola sobre o gol adversário, um grande “H” no final do campo. Parece o futebol americano, mas há diferenças. As duas principais:

1. No rugby, um jogador só pode passar a bola para outro atrás dele. No futebol americano, lançamentos pra frente estão liberados;

2. A bola só muda de equipe quando o adversário consegue roubá-la, ou no caso de falta. No futebol americano, perde a bola o time que não percorrer pelo menos 10 jardas (9,14 metros) em quatro tentativas.

A partida acontece em dois tempos de 40 minutos, num campo do mesmo tamanho do de futebol. O rugby conta com um árbitro e dois bandeirinhas.

Mais informações com o treinador do Tapera Rugby Club, Rafael Schonardie, pelo telefone (47) 9650-6114 ou pelo e-mail rafael_rugby@hotmail.com.