Festa Julina anima pacientes do Centro de Atenção Psicossocial de Itapema

Muita dança e diversão marcaram a Festa Julina no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Itapema, na sexta-feira (22). Cerca de 50 pessoas, entre pacientes, familiares e funcionários, tiveram uma tarde de descontração ao som de música caipira. O encontro teve apresentação teatral do casamento caipira e da dança da quadrilha. Os festeiros, todos vestidos a rigor, puderam saborear um pouco da culinária típica de São João. Uma mesa com muita pipoca, rapadura e bolo foi preparada pelos integrantes do CAPS para animar ainda mais a festa.

Os artesanatos produzidos pelos pacientes na Oficina de Geração e Renda, como porta-retratos, foram expostos no local para que os participantes da festa pudessem adquirir as peças.

O que faz o CAPS?

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) atende pessoas com transtorno mental grave ou moderado, bem como transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Os pacientes são encaminhados ao CAPS através das Unidades Básicas de Saúde do município, do setor de psiquiatria e psicologia das unidades, e demais especialidades envolvidas com saúde mental.

A assistência prestada ao usuário é realizada por uma equipe multiprofissional composta por psiquiatras, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e enfermeiros, e inclui atividades como oficinas de artesanato e terapêuticas, caminhadas, teatro, grupo de cuidadores e atendimento individualizado para dependentes químicos.

Mais informações no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), pelo telefone (47) 3368-2393.