PORTO BELO – Porto Belo inicia grupo contra o Tabagismo

PORTO BELO – Porto Belo inicia grupo contra o Tabagismo

Na busca por diminuir o número de fumantes na cidade, a Administração do Município de Porto Belo através da Secretaria de Saúde iniciou nesta semana os encontros para pessoas que desejam largar o cigarro. Neste início, os encontros acontecerão nos bairros Centro e Alto Perequê, mas deve ser realizado em outros bairros no próximos meses.

Os encontros já haviam acontecido em anos anteriores mas precisaram ser paralisados por conta da falta de medicamentos enviados pelo Estado. Quem tomou a frente do projeto, inserido no Programa Nacional de Controle o Tabagismo, foi o farmacêutico Dievan Bisognin da Silva, que participou das capacitações do Estado e repassou o conhecimento ao restante da equipe. Também acompanharão os grupos a psicóloga Taíse Pahl, o nutricionista Juliano Alves de Araújo e o educador físico Waldir Cordova Santos, além da equipe geral das Unidades de Saúde que acompanharão mais de perto os participantes.

De acordo com Dievan, o acompanhamento ocorre durante três meses e no primeiro momento acontecem quatro encontros semanais. São realizados encontros por fases com cada profissional participantes e a fase medicamentosa.

Os que desejam participar precisam deixar o nome na Unidade de Saúde do seu bairro, para compor uma lista de espera. Os grupos são compostos por aproximadamente 30 pessoas.

Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo