Secretaria de Saúde de Itapema alerta sobre Hepatites B e C

A Prefeitura de Itapema, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, alerta a população sobre as Hepatites B e C. Todas as crianças, adolescentes e adultos com até 24 anos devem procurar uma unidade de saúde para receber a vacina, que está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município, com exceção dos bairros Várzea e Jardim Praiamar.

A vacina é distribuída em três doses, sendo a segunda 30 dias depois da primeira e a terceira seis meses depois da primeira. A Diretora de Vigilância em Saúde, Maria Schorn Harb, explica que somente após as três doses recebidas a pessoa está completamente imunizada. Isto é o que chamamos de cobertura vacinal. A imunização não é efetiva sem a aplicação de todas as doses, nas datas corretas, lembra.

Segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Itapema, em 2010 foram notificados 91 casos com suspeita de Hepatite B no município, porém, somente quatro casos foram confirmados. Os sintomas da Hepatite B são náuseas, vômitos, mal-estar, febre, fadiga, perda de apetite, dores abdominais, urina escura, fezes claras, icterícia (cor amarelada na pele).

De acordo com o Secretário de Saúde, Roberto Carlos Ruiz, em caso de suspeita o usuário pode solicitar o exame para detecção da doença em qualquer unidade básica de saúde. Se a pessoa for mesmo portadora do vírus, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante o acesso gratuito ao tratamento e a todos os medicamentos necessários, frisa. Após o encaminhamento de um médico, o usuário realiza a coleta de sangue para exame no Centro de Orientação e Assistência Sorológica de Itapema (COASI), localizado na Avenida Governador Celso Ramos, 534, no Centro.

Prevenção: vacina, preservativo e cuidados no salão de beleza

Além da vacina e do sexo seguro, a contaminação pelo vírus causador da hepatite pode ser evitada através de alguns cuidados na hora de ir ao salão de beleza. Materiais perfurocortantes (como tesourinhas de cutícula) utilizados por manicures e podólogos, sem a esterilização adequada, são meios de transmissão da doença. O ideal é que cada cliente leve seu próprio kit de manicure e pedicure, além de exigir do salão de beleza medidas adequadas de esterelização.

As Unidades de Saúde de Itapema estão prontas para orientara a população sobre exames e método de prevenção de Hepatites Virais.

28 de Julho, Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, 28 de Julho, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE) quer intensificar a vacinação contra Hepatite B, como principal estratégia para combater esta epidemia silenciosa. O relatório do DIVE sobre as hepatites virais no Estado pode ser acessado através do link http://www.dive.sc.gov.br/conteudos/gerencia_dst_aids/noticias/2011/RELEASE_HEPATITES_VIRAIS_2011.pdf. O relatório apresenta dados estatísticos sobre a doença em Santa Catarina, bem como diretrizes e desafios no combate a hepatite.

Mais informações com a Diretora de Vigilância em Saúde, Maria Schorn Harb, pelo telefone (47) 3368-2711.