Compartilhe esta página

NOTÍCIAS DE ITAPEMA

Times brasileiros são definidos para o Circuito Mundial de Vôlei de Praia Times brasileiros são definidos para o Circuito Mundial de Vôlei de Praia

As duplas que representarão o Brasil na etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia 2018 foram definidas nesta terça-feira (15/05), com a confirmação dos times inscritos. Os jogos acontecem de quarta-feira (16/05) a domingo (20/05), com entrada franca na arena montada na Meia Praia, altura da rua 313. O Brasil terá 15 duplas em ação na cidade catarinense, somando os naipes feminino e masculino.

Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) e Pedro Solberg/George (RJ/PB) são os desfalques de última hora por lesão. No time campeão olímpico, Bruno Schmidt está com uma lesão muscular na coxa e não poderá entrar em quadra para representar o país. Já Pedro Solberg tem uma lesão na panturrilha e também não conseguiu se recuperar a tempo para jogar a etapa em casa.

Das 15 equipes inscritas, sete partem já da fase de grupos, que começa na quinta-feira (17.05). Eles conseguiram a vaga pela posição no ranking de entradas da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) ou por convite. Os outros oito times disputam nesta quarta-feira o classificatório, pré-torneio com jogos eliminatórios diretos para conseguirem as últimas vagas à fase principal.

No naipe feminino, já estão garantidas na fase de grupos Ágatha/Duda (PR/SE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Maria Elisa/Carol Solberg (RJ) e Taiana/Carol Horta (CE). No classificatório, estão na disputa Josi/Lili (SC/ES), Juliana/Andressa (CE/PB), Maria Clara/Elize Maia (RJ/ES) e Tainá/Rebecca (SE/CE), em parceria provisória. Josi, que mora e treina em Itapema, comentou sobre a chance de disputar a competição em casa.

“Tive a felicidade de jogar uma etapa do Circuito Brasileiro na minha cidade, mas agora a expectativa é maior ainda. Vou ter uma torcida especial e isso me deixa muito feliz. Acredito que Itapema está se destacando, oferecendo uma estrutura muito boa aos atletas e profissionais envolvidos na disputa. Viemos de atuações pelo Circuito Mundial na Turquia e na Suíça onde conseguimos evoluir como dupla, com resultados bons, agora queremos manter esse caminho que temos trilhado”, analisou Josi.

Entre os homens, entram direto na fase de grupos Evandro e André Stein (RJ/ES), Álvaro Filho/Saymon (PB/MS) e Vitor Felipe/Guto (PB/RJ). No classificatório, os seguintes times buscam vitória por um lugar nas chaves: Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Jô/Léo Vieira (PB/DF), Ramon Gomes/Fernandão (RJ/ES) e Thiago/Adrielson (SC/PR). O paraibano Álvaro Filho comentou a alegria em poder jogar o Circuito Mundial no Brasil.

“Itapema é uma cidade muito bonita, um público que adora a praia, tem um litoral lindo e mostrou na etapa do Circuito Brasileiro que também gosta muito de vôlei de praia. Estar jogando no Brasil é sempre especial, nos preparamos muito forte para defender o país da melhor maneira possível. Jogar em casa é uma das melhores sensações, ter a torcida apoiando, sendo aquele terceiro jogador em quadra. O clima está ótimo e esperamos uma boa festa, com nossas duplas brasileiras se destacando”, declarou Álvaro Filho.

Estarão presentes em Itapema os atuais campeões mundiais, do circuito mundial e do circuito brasileiro, Evandro e André, as atuais campeãs brasileiras, Maria Elisa e Carol Solberg, cinco medalhistas olímpicos da última edição na Rio-2016 - Ágatha, Bárbara Seixas, Kerri Walsh (EUA), Brouwer (HOL) e Meeuwsen (HOL) - e os atuais campeões pan-americanos, Virgen/Ontiveros e Ana Gallay (ARG).

O torneio em Itapema será da categoria quatro estrelas, distribuindo 150 mil dólares aos atletas, com as duplas campeãs nos dois naipes recebendo 20 mil dólares e somando 800 pontos para o ranking, que define os campeões da temporada. As competições do tour são classificadas de uma a cinco com base nos pontos e na premiação que distribuem.

Atletas de fora do país também destacaram a estrutura e felicidade em jogar no país com maior número de vitórias no Circuito Mundial de vôlei de praia. O canadense Sam Pedlow, eleito atleta que mais evoluiu na temporada 2017 do giro internacional, analisou a expectativa para uma boa apresentação em Itapema.

“Brasil é sempre um lugar maravilhoso para disputar o vôlei de praia, é sempre um lugar inspirador pelo número de grandes lendas na nossa modalidade. Minha primeira vez foi em 2012, quando disputei um Mundial Universitário de vôlei de praia, e desde 2014 tenho a felicidade de poder competir todos os anos. Estou feliz por conhecer uma nova cidade. Sam Schachter e eu temos jogado um bom voleibol nesta temporada, temos expectativas altas e esperamos realizar um bom torneio”, declarou.

Serão utilizadas em Itapema cinco quadras para jogos oficiais, além de duas quadras de aquecimento, cercadas por uma arquibancada principal e outras externas, totalizando quase 3 mil lugares para a torcida brasileira acompanhar de perto grande duelos da modalidade. A quantidade de areia também é expressiva: 2.600 toneladas, ou 1.700 metros cúbicos.

O Brasil recebeu em sua história 42 etapas no naipe masculino e 37 etapas no naipe feminino (a maioria realizadas simultaneamente) do Circuito Mundial de vôlei de praia. Mas esta será a primeira vez que uma cidade da região Sul do país, e mais especificamente do estado de Santa Catarina, recebe uma etapa do giro internacional.

As partidas serão exibidas ao vivo pelo canal SporTV a partir das semifinais, no sábado, e uma das finais contará com exibição da TV Globo no domingo de manhã. Na arena, que será maior que a construía para o Circuito Brasileiro, animação e distribuição de camisetas e brindes. Além da entrada franca aos torcedores, sem cobrança de ingressos.

SERVIÇO - CIRCUITO MUNDIAL

ETAPA DE ITAPEMA - ENTRADA FRANCA

Local: Meia Praia, altura da rua 313

Quarta (16.05): 8h às 17h

Quinta (17.05): 8h às 19h

Sexta (18.05): 8h às 20h

Sábado (19.05): 9h às 13h; 18h às 22h

Domingo (20.05): 8h às 13h

*Com informações da Assessoria de Imprensa da CBV

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema

Postado em: 15/05/2018
Mais Notícias

Portal Itapema - Todos os direitos reservados © 2018 - Itapema - Santa Catarina - Brasil
O Portal Itapema não se responsabiliza pelos conceitos publicados nos artigos assinados, bem como pelas informações desencontradas ou desatualizadas que possam vir a lhe trazer qualquer transtorno ou ônus.
 
Página gerada em 0.033695 segundos