Itapema inicia segunda etapa da coleta de sangue para a realização dos exames de Anemia Infecciosa Eqüina

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Itapema, através da Diretoria de Agricultura e Pesca, iniciou nesta semana e prossegue até a próxima a segunda etapa da coleta de sangue para realização de exames de Anemia Infecciosa Eqüina (AIE). Através deste novo serviço oferecido a partir deste ano pela Prefeitura Municipal, os proprietários de equinos têm garantido o trânsito e a participação destes animais em eventos agropecuários e ou tradicionalistas. Cerca de 100 animais do município serão atendidos pelo novo serviço.

Após a coleta, o material será encaminhado para o laboratório da CIDASC, em Joinville. A parceria firmada entre a Secretaria e a CIDASC permitirá que o custo dos exames seja de R$ 14,00 por animal. O valor representa apenas as despesas no laboratório e reduz as despesas que custavam, em média, R$ 55,00 com veterinário particular.

Segundo a Médica Veterinária da Diretoria de Agricultura e Pesca, Angélika Hauffe Rodrigues, a realização destes exames é de extrema importância, já que a AIE é altamente transmissível. A doença não tem cura e os animais infectados tornam-se portadores permanentes, podendo apresentar ou não os sinais da doença, constituindo-se numa fonte de infecção para outros eqüinos, explica.

O exame tem validade de 60 dias a partir da data de coleta da amostra. Os proprietários de animais interessados em participar deste programa deverão realizar um cadastro na sede da Diretoria de Agricultura e Pesca, na Avenida João Francisco Pio, número 537, munidos de cópias de Carteira de Identidade, comprovante de residência e da resenha dos animais que já realizaram o exame anteriormente.

Mais informações com a Médica Veterinária da Prefeitura de Itapema, Angélica Hauffe Rodrigues, pelo telefone (47) 3368-2845.