Itapema agora tem AMA para atendimento de alunos com autismo

Itapema agora tem AMA para atendimento de alunos com autismo

No Dia do Orgulho Autista, comemorado nesta segunda-feira (18/06), Itapema se torna referência em ser um dos poucos municípios a contar com a Associação Amigos do Autista (AMA). O espaço atenderá mais de 40 estudantes da Rede Municipal de Ensino com o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista de forma integrada recebendo os familiares do estudante e a equipe escolar.

E para celebrar essa conquista uma cerimônia especial marcou a inauguração da entidade em Itapema. A solenidade contou com a presença da prefeita Nilza Simas, do vice-prefeito João Luis Emmel, o ex deputado Julio Gárcia, o deputado Ricardo Guide, os vereadores Xavier Legarrea, Eurico Osmari, Wanderley Dias, além de membros da equipe de governo, representantes de entidades ligas a criança e adolescentes e da comunidade em geral.

O espaço amplo, localizado na rua 250, n 397, no Bairro Meia Praia, possui salas de atendimento, consultórios e áreas de convivência. Além do atendimento multiprofissional que será disponibilizado a criança, a AMA também atenderá de forma integrada recebendo os familiares do estudante e a equipe escolar. O convênio surgiu a partir de uma demanda da Secretaria de Educação enviada ao Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) que destinará o recurso do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) para a realização do projeto.

Durante a cerimônia, o público presente acompanhou uma apresentação dos alunos atendidos pela AMA de Balneário Camboriú, além dos discursos e o descerramento da placa de inauguração. Em seguida, todos puderam conhecer o espaço que atenderá os alunos autistas. “Itapema mais uma vez se torna referência para toda Santa Catarina no cuidado às pessoas com autismo. Esta é uma conquista de várias mãos que se tornou realidade. Momentos como este mostram que estamos no caminho certo e renovam a energia para seguir em frente, destacou a prefeita Nilza Simas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema