PORTO BELO – Brinquedos antigos para histórias recentes

PORTO BELO – Brinquedos antigos para histórias recentes

Crianças aprendem que a diversão pode estar longe dos aparelhos eletrônicos
Telefone sem fio, bilboquê, vai-e-vem, pé de lata e instrumentos musicais, tudo feito com materiais recicláveis e para uso das crianças. Alunos do maternal II do Núcleo de Desenvolvimento Infantil Professora Estela Machado, da Rede Municipal de Ensino de Porto Belo, estão aprendendo através de brinquedos antigos que a diversão pode estar longe dos aparelhos eletrônicos.

A professora idealizadora do projeto “Brinquedos e Brincadeiras” Jaqueline de Abreu explica que a proposta é fazer com que os alunos, que tem em média três anos, conheçam as brincadeiras e brinquedos antigos, que já não são mais usados pelas crianças, buscando assim, conservar a memória. “Brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, mas participar da construção do brinquedo, interagindo com seus colegas e familiares e desenvolvendo assim, valores importantes na formação do ser humano como a preservação do meio ambiente e o resgate da memória” – explica a professora.

Os brinquedos, expostos na escola e utilizados em aula, foram desenvolvidos pelas próprias crianças com apoio dos pais, incentivando assim a participação da família da vida escolar dos alunos.

Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo