Grupo promove orientação aos pais na UBS Jardim Praiamar e Morretes

Grupo promove orientação aos pais na UBS Jardim Praiamar e Morretes

Um novo grupo de orientação aos pais está sendo disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Jardim Praiamar e Morretes. A iniciativa tem o objetivo de orientar os pais e familiares quanto às questões relacionadas ao desenvolvimento infantil até 12 anos, desde o manejo familiar até a aprendizagem escolar.

O Grupo de Orientação aos Pais teve sua primeira proposta dentro do Serviço de Psicologia e Fonoaudiologia da Atenção Especializada e ganhou maior abrangência com a atuação dos profissionais da Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição e Farmácia pertencentes ao NASF e Residência Multiprofissional de Itapema.

Foi organizado em 07 encontros, com duração de 01 hora cada, uma vez por semana. Os temas são: 1- Etapas do Desenvolvimento, 2-Alimentação Infantil, 3-Desenvolvimento Emocional, 4-Medicalização na Infância, 5-Desenvolvimento Motor, 6-Linguagem/Respiração/Audição e 7-Avaliação. Ao final de todos os encontros as crianças passam por uma triagem com os profissionais e os encaminhamentos pertinentes são realizados, quando necessário.

Os pais podem procurar também a UBS e solicitar a participação em qualquer momento do grupo, pois ocorrem de maneira cíclica (ao terminar os 07 encontros já inicia um próximo, seguindo a mesma ordem). Da mesma forma, as Unidades Básicas de Saúde ao reconhecerem que os pais necessitam de orientações e auxílio na compreensão do desenvolvimento infantil, bem como dicas de estimulação podem encaminhar os familiares para participarem do Grupo de Pais na própria Unidade de Saúde, destacou a Fonoaudióloga do NASF e Atenção Especializada, Aline Nacer.

Próximos grupos

Atualmente, a UBS Jardim Praiamar concluiu o 1 ciclo do Grupo de Pais e iniciará um novo ciclo no dia 26/06 (terça-feira), das 13h30 às 14h30, com o tema: Etapas do Desenvolvimento. O NASF e Residência Multiprofissional irá iniciar o Grupo de Pais, no dia 02 de julho (segunda-feira), das 15h00 às 16h00, na UBS Morretes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema